quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Cansada...

Muito cansada messssmo! :'(

São 22h15 e já tou na caminha com as patinhas para cima completamente exausta!

Encomendei hoje umas socas novas a ver se não me doem tanto os pés de passar o dia inteiro em pé e a andar de um lado para o outro...


Não são lindas? Quase que parecem o sapatinho de cristal da cinderela (sim, porque agora sinto-me a gata borralheira!).

De qualquer maneira hoje é dia de comemorar pois já fiz as primeiras 100h de estágio oficial e só faltam 250, que agora há-de ser num instantinho (espero eu).

Estou a fazer também o estágio com a especialista de dermatologia da faculdade de Medicina Veterinária uma vez por semana, e está a ser super interessante. Mal posso esperar para começar a investigação com a acupunctura.

Este fim-de-semana recomeçam as aulas do meu curso de Medicina Tradicional Chinesa... se estou cansada agora quero ver daqui a uma semana! Mas já combinei com um amigo do curso e vamos estudar a matéria das aulas antes das aulas, e agora vamos fazer uma revisão rápida da matéria do 1º e 2º ano... Céus! Já me sinto mais cansada só de pensar tudo o que eu tenho para fazer, estudar, ler, escrever... Não há tempo para tudo! E estou tãããooooo cansada!

Espero amanhã acordar mais "fresca e fofa" (como dizem as Doutoras do hospital), porque esta semana vai ser comprida :P e eu não posso estar assim cansada tão num início de uma semana!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

História do dia

Olá!

Minhas donas deixaram-me aqui porque eu não comia (entre outras coisas), mas acho que elas não perceberam que eu já não sou nenhum bebé e já não quero é mais leite!

Portanto, dei algum trabalho hoje para uma tal de estagiária, porque tava com uma foooome! Mas ela lá insistia que eu estava com a temperatura baixa e que tinha que ficar debaixo dos cobertores... mas eu queria lá saber! Queria era comida!



E só para ela não me estar a chatear assim muito resolvi pregar-lhe um susto (hehehehe):

Quando ela virou as costas, saltei por cima de uma barreira que puseram para eu não chegar perto das grades (sei lá eu porquê), passei por entre aquelas grades, saltei do 2º andar para o chão e escondi-me debaixo das jaulas. Ui! Vocês não estão a ver o pânico daquela chata!

Primeiro olhou um pouco espantada lá para a minha antiga jaula e começou a tirar e a sacudir tudo, completamente descrente! Saiu a correr a tentar procurar alguém mas estavam todos ocupados (rsrsrsrsrs). Quando voltou lá se lembrou de se por de joelhos no chão, ainda não acreditando que eu tinha conseguido passar por entre a barreira (é incrível como me subestimam só por ser pequenina!).

Eu não entendi se ela ficou contente ou chateada, mas lá me colocou de castigo naquela jaula de vidro, e desta já não consegui mais sair! Chatice!




Mas vá, não ficou muito chateada e ainda ganhei muitos mimos até ao fim do dia :P


quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Preciso de ajuda! Inquérito

Como já disse anteriormente, tenho uma tese a escrever. Uma tese com um tema novo para a população médico-veterinária académica em Portugal...

Fiz um inquérito para eu (principalmente), assim como para os médicos-veterinários e a própria faculdade, ter uma ideia da aceitação dos donos à acupunctura e outras medicinas alternativas.

Agradecia muito que todos os que pudessem respondessem a este inquérito, que eu SOZINHA (sem muita ajuda :P pelo menos) fiz online para facilitar-vos o trabalho.

Podem encaminhar tb o seguinte endereço para outras pessoas:

http://spreadsheets.google.com/viewform?hl=en&formkey=dERKb0JDVDhVYVROSmJ1MS1zcFVOLUE6MA

Ou então enviar a página do blog: http://vetpunctura.blogspot.com/2009/10/preciso-de-ajuda-inquerito.html




Agradeço a todos pela a ajuda e tenho a certesa que será muito preciosa :D

domingo, 4 de outubro de 2009

OBESIDADE - "Mas é só mais este bocadinho, coitadinho!"



Hoje em dia aparecer um cão ou gato obeso nas clínicas é muito comum devido, principalmente, à diminuição do exercício físico e à adesão da castração (não que esta seja negativa, muito pelo contrário, como já expliquei anteriormente, mas deve-se ter a noção que, depois de castrados o metabolismo dos nossos animais é bastante mais lento e, nos machos, o apetite aumenta e nas fêmeas diminui o exercício, portanto, a quantidade e o tipo de alimentação devem ser apropriadas). Em um estudo chegou-se à conclusão que cada 1 em 3 cães na Europa é obeso!

Já há algum tempo que pretendia fazer um post acerca da obesidade e hoje a Dra C. forneceu-me uma bibliografia de um curso que assistiu o que me motivou a escrever sobre o assunto.

Embora os donos queiram agradar aos seus animais, cometem erros que favorecem o desenvolvimento da obesidade. Geralmente os donos nem reparam no aumento de peso do seu animal, pois este aumento é lento e gradual.

Ter os nossos animais no peso ideal contribui, não só para a prevenção de inúmeras doenças, como também para o aumento da longevidade e o bem-estar destes.

Pois um animal com dores articulares, problemas cardíacos/respiratórios ou urinários não são animais tão felizes como nós gostaríamos que eles fossem! E isso tudo pode acontecer por uns petiscos/biscoitos ou guloseimas porque "coitadinho, ele está tão triste e a pedir!", temos de começar a pensar ao longo prazo! Será melhor ele feliz agora, por 10 minutos ou ter uma vida mais longa, melhor e mais feliz ao nosso lado, han?

Como ver se o nosso animal está com o peso ideal?
Existem tabelas em que o próprio dono consegue ter uma boa noção da condição corporal do seu animal, aqui vai um exemplo:

Costelas palpáveis mas não visíveis - peso ideal!
Costelas dificilmente palpáveis - excesso de peso!
Podem ver uma tabela com maiores detalhes e explicações aqui.

Causas de obesidade?

1. Patologias orgânicas - Diabetes mellitus, disfunção da tiróide ou supra-renais (raro), administração contínua de progestagéneos (prevenção ou interrupção dos cios).
2. Distúrbio comportamental grave - aumento considerável da necessidade da ingestão alimentar
3. Factores relacionados com os proprietários - Falta de exercício, "guloseimas"ou alimentação inadequada

Consequências da obesidade?
A obesidade é responsável pela infiltração da gordura nos órgãos e por um maior esforço mecânico do corpo (excesso de peso nas articulações). E por isso surge muitas vezes associada a diabetes mellitus, afecções cutâneas, intolerância ao esforço, doenças cardiovasculares (cardiomiopatias, hipertensão, etc) e respiratórias e, principalmente, problemas osteoarticulares dolorosos (artroses, ruptura dos ligamentos cruzados, hérnias discais, etc.).
Afecta igualmente o bem-estar psíquico dos animais (diminui os contactos sociais, o gato não consegue lavar-se em certas zonas, etc.) e, também muito importante, dificulta o trabalho do médico-veterinário (maiores riscos anestésicos e cirúrgicos, infecções pós-cirúrgicas e dificuldades nos métodos diagnósticos como a palpação, RX e Ecografias).

Que erros favorecem a obesidade?
Para o homem os alimentos podem ser utilizados como forma de interacção e expressão de afecto. Pode também ser uma forma de pedir desculpas ou de lidar com sensação de culpa (deixar o animal sozinho em casa). Para os nossos animais o alimento não tem o mesmo significado, provocando ansiedade e um desenvolvimento das alterações comportamentais (pedir alimentos).
Para alguns cães, a interacção social (elogios, carícias ou jogar a bola), podem ser tanto ou mais eficaz do que o alimento como recompensa

Uma dieta de emagrecimento é sempre uma tarefa difícil (principalmente para os donos :P). Por isso, vamos tentar prevenir ao invés de remediar!
Na fase do crescimento:
- Para uma correcta assimilação do auto-controle, o cachorro só deverá ser separado da mãe após os 2 meses de idade.
- Evitar reagir à solicitação dos alimentos e nunca utilizar este para tentar conquistar o cachorro.
-Só alimentar o cachorro no horário das alimentações (com rituais constantes: horários fixo, dosagem fixa e comedouro por um período pré-estabelecido e retirado após este tempo) ou como processo de aprendizagem.
- o animal deve estar sozinho enquanto come (o dono não deve observa-lo ou incomodá-lo)
- o dono deve resistir à tentação de incentivar o animal à comer, a não ser em caso de doença.
- Nunca alimentar o animal com as suas próprias refeições ou adicione nas refeições deste petiscos para o incentivar a comer.

Na idade adulta:
- A dose diária deve se adaptar de acordo com as necessidades energéticas (estas aumentam com a gestação e lactação e diminuem com o crescimento/envelhecimento, castração e sedentarismo)
- Nunca administrar biscoitos, guloseimas, nem sobras de refeições.
- O alimento utilizado como recompensa deve ser deduzido à dose diária.
- Assegurar a prática da actividade física


E muito importante: Todos os membros da família devem estar de acordo com a dieta alimentar do animal, pois não adiantar fazer dieta com um dos membros e outros terem "pena" do animal e adicionar as guloseimas e petiscos, que só irão prejudicar a longo prazo!


Nota: o metabolismo dos animais é completamente diferente ao do humano:

"Para um cão de raça pequena, um pedaço de queijo é equivalente à ingestão de um hambúrguer no homem!"



ACUPUNCTURA EM ANIMAIS OBESOS

Tal como nas pessoas, também se pode utilizar a acupunctura em casos mais complicados para reduzir a percentagem de massa gorda, aumentar o metabolismo e diminuir a fome. Mas como eu disse, é uma solução complementar ao que foi dito anteriormente (dieta e exercício) e nunca sozinha!
A obesidade na medicina Tradicional Chinesa é considerada como uma patologia de deficiência de Qi associada à viscosidade.
Como já tinha referido antes, a acupunctura não deve ser feita com protocolos fixos e sim de acordo com cada paciente feito na altura de acordo com o diagnóstico elaborado como um todo. Mas por curiosidade para os médicos veterinários e acupunctores, ficam aqui os pontos mais utilizados para "combater" a obesidade:

  • LI11, ST25, BL21 e ST37 - regulam o canal Yang-ming e ajudam a purgar o estômago e intestinos.
  • SP9, ST40, ST29 e CV17 - Transformar a viscosidade e eliminar a humidade
  • CV10, CV3, TH6 e Liv3 - Movimentar o Qi e transformar a viscosidade

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A BIG NO NO!

Existem diversas substâncias que são inofensivas para nós (humanos) e para os nossos amiguinhos de quatro patas, são potencialmente letais!

Estas substâncias podem ser desde um dos nossos alimentos do dia a dia, como a uva ou o chocolate, aos nossos medicamentos mais simples e banais!

Ontem vi um cãozito que a razão da sua vinda era um ferimento por mordedura no sábado. As palavras de seu dono foi "mas ele estava com tantas dores na altura que lhe dei um Aulin!" (que é um anti-inflamatório não esteróide - nimesulida). Fomos a ver e o cão além de completamente abatido estava laranja! Fizemos análises e as enzimas hepáticas disparadas. Foi internado!

Mal tivemos tempo de fazer algo pelo cãozito, penso que nem 2hs depois ele já tinha falecido!
Foi feita a autópsia (esta parte já não vi, mas foi-me contado) e o seu fígado desfazia-se ao toque! E todos sabemos... não foi da mordida!

Hoje até nos arrepiamos quando o primeiro paciente do dia entra, um gato com coriza (gripe dos gatos) e a dona diz-nos "Achei-o um bocado quente e dei-lhe brufen... ontem e hoje!" GLUP! Um gato gordo (muito) que não comia per si já era perigoso devido à grande possibilidade de ocorrer lipidose hepática (doença do fígado gordo, quando os gatos muito gordos emagrecem de repente e o fígado não consegue metabolizar a gosdura toda e acumula... não conseguindo manter a sua função normal!)! Com um medicamento de humano que prejudica ainda mais o Fígado, entramos em estado de alerta!

Por isso senti a necessidade hoje de gritar para o Mundo que os animais não são iguais a nós! Têm metabolismos diferentes, e portanto:

"Dar medicamentos aos animais, por mais "peninha" que têm deles, sem a especificação ou autorização do vosso médico veterinário é um "BIG NO NO"!"

"As saudades qu'eu já tinha...

...do meu afiado bisturi, tão modesto quanto euuuu!"

UHUUU! Mas uma OVH efectuada sob a supervisão e ajuda da Dra. C!
Foi fantástico! E desta vez sem erros! :D Claro que agora a Dra C. elevou-me a fasquia:

"A próxima é sem desperdício de fios e em menos tempo!" Ahan... sim porque uma simples OVH que geralmente demora entre 30 a 40 min... foi feita em 1h e meia! :O
Mas devo dizer em meu favor que já estava há muito tempo longe do bisturi e q a gata tinha um útero minúsculo! :P

Ahhh, e como não há uma sem duas, (sim sim, sei que não é assim, mas desta vez vai ser!) ainda me colocou a tirar o sangue da gata!!! Não me lembro de ter tirado sangue antes a gatos... muito menos a uma gata ainda jovem (antes do 1º cio) e anestesiada! E com muito orgulho meu, devo dizer que, apesar da tremedeira, consegui de primeiríssima! Até eu fiquei espantada comigo... mas muito muito orgulhosa!

Linda Zhyph! Portaste-te muito bem hoje!