quinta-feira, 29 de março de 2012

Alimentos perigosos e tóxicos para animais


As muito comuns intoxicações por produtos caseiros não são as únicas coisas que podem fazer mal ao seu animal de estimação. Muitos dos nossos alimentos e medicamentos podem também fazer mal ao seu animal.


1          1.     ALIMENTOS:

·  Abacates – contém uma toxina denominada “persina”. Pode provocar vómitos e diarreias, afectando principalmente aves e pequenos animais.
·  Bebidas alcoólicas -  Dependendo da quantidade de álcool ingerida pelo seu animal, poderá levar a vómitos, diarreia, depressão, dificuldades respiratórias, coma e morte.
·  Chocolate – O componente denominado “teobromina” é tóxico para os animais. Se ingerido o suficiente poderá levar a vómitos, diarreia, alterações cardíacas, alterações nervosas, convulsões e morte.
·  Açúcar artificial (xylitol) –Neste grupo também fazem parte as pastas de dentes, líquidos para higiene bucal e qualquer alimento que possa ter sido confeccionado com adoçantes. Qualquer rebuçado que contenha “xylitol” (como o floco de neve) ou mesmo os adoçantes poderão igualmente ser tóxicos.
·  Cafeína – Geralmente muito tóxico para os animais, tendo geralmente efeitos tanto no sistema nervoso como cardiovascular. Os efeitos secundários mais comuns são: vómito, diarreia, alterações cardíacas, tremores, convulsões e mesmo morte.
·  Uvas e passas – Uma toxina ainda desconhecida pode conduzir à falha renal dos nossos animais, esta poderá inclusive levar à morte. Os sintomas mais comuns são: hiperactividade, vómitos, diarreia e batimentos cardíacos irregulares.
·  Nozes – Uma toxina desconhecida poderá provocar efeitos negativos nos sistemas: nervoso, digestivo e muscular. Sintomas: tremores muscular, fraqueza, vómitos e náuseas, depressão, inatividade e enrijecimento muscular. Evitar particularmente as nozes da Macadâmia.
·  Cebola, alho e alho francês – Contêm compostos sulfurosos que podem provocar irritação estomacal, esta pode resultar numa danificação dos glóbulos vermelhos causando anemia.
Outros alimentos que poderão ser tóxicos para o seu animal:
     ·    Sementes de maçã 
     ·    Caroços de frutas, especialmente de pêssego, nectarinas, alperce, ameixas e cerejas
     ·    Alimentos com bolor (fruta, pão, leite azedo)
     ·    Sementes de mostarda
     ·    Folhas e talos de batatas
     ·    Folhas de Ruibarbo
     ·    Sal
     ·    Chá
     ·    Folhas e caules de Tomate

2          2.     MEDICAMENTOS HUMANOS:
Alguns medicamentos humanos poderão ser prescritos para o seu animal pelo veterinário, outros poderão ser altamente tóxicos e mesmo fatais para os nossos animais (sim, mesmo aqueles que pode dar a bebés poderão causar a morte do seu animal de estimação!). Consulte sempre o seu veterinário antes de dar qualquer medicação ao seu animal.
3.     PLANTAS
Cerca de 25% das intoxicações tratadas em clínicas veterinárias são provocadas por ingestão de plantas
·  Lírios – Todas as porções dos lírios poderão ser tóxicas para o gato. Simplesmente uma dentada na folha, caule ou flor poderá levar à uma falência renal irreversível apesar de tratamentos médicos extensivos.
·  Tulipas
·  Aloé Vera
·  Palmeira Cica
·  Oleandro
·  Hera
·  Rodendro
·  Ricino
·  Folha da fortuna
·  Marijuana

4.     OUTROS PRODUTOS
·  Anti-congelantes
·  “Potpourri”
·  Cola
·  Moedas
·  Produtos de limpeza
·  Pesticidas


Para emergências relacionadas com intoxicações ligue para o centro de informação anti-venenos
(808 250 143)  http://www.inem.pt/ciav  e dirija-se o mais rápido possível ao seu médico veterinário de referência. 

sexta-feira, 23 de março de 2012

Pós-Graduação Medicina Animais de Companhia

Porque penso que um bom Acupunctor tem de ser um bom Médico, e um bom Médico está sempre a aprender e sempre a par das atualizações médicas, novos medicamentos, doses, cirurgias e outros tipos diferentes de terapias que se pode utilizar em conjunto...

Porque penso que nem a Medicina Alopática ou a Acupunctura são círculos fechados que não dependem uma da outra e que devem sim andar de mãos dadas e a complementar uma à outra...

Porque só conhecendo bem a Medicina Alopática e  Medicina Tradicional Chinesa que saberei qual o melhor momento para utilizar uma e para utilizar a outra para conseguir assim o melhor resultado possível...

Começarei amanhã as aulas da Pós-Graduação de Medicina dos Animais de Companhia! :D


domingo, 18 de março de 2012

Acupunctura Veterinária


Quais as vantagens e desvantagens da Acupunctura?

A acupunctura é uma forma natural de tratamento que assegura que os mecanismos inflamatórios (entre outros) mantenham a homeostasia e curem as doenças do seu animal de companhia.
A acupunctura pode ser utilizada tanto para diagnóstico como para o tratamento.
A principal desvantagem da acupunctura são os donos não compreenderem o que podem esperar da sua utilização: crença que o seu animal irá miraculosamente recuperar, que todas as condições podem ser tratadas com a acupunctura e que o animal irá precisar apenas de um tratamento quando usualmente é necessário uma série de tratamentos para atingir (e por vezes manter) o resultado desejado.

Com que frequência e quanto tempo durará o tratamento?

Os Tratamentos poderão durar desde 10 segundos até 30 minutos, dependendo da condição do animal e do método utilizado. Existem diversas formas de estimulação de um ponto de acupunctura, estes incluem as agulhas, electroacupunctura, aquapunctura, moxabustão e laser (ver em Métodos). 
Os animais podem ser tratados entre 1 a 3 vezes na semana (dependendo novamente da condição a ser tratada), mas tipicamente são tratamentos semanais entre 4 a 6 semanas. Após o período inicial de tratamento o intervalo entre tratamentos são prolongados baseados na resposta do animal e o necessário para manter a melhoria conseguida. A maior parte dos animais são vistos uma a duas vezes por ano para continuar a terapia de manutenção, embora existam casos de animais que não necessitam desta uma vez que a sua condição foi curada. 

Alguns animais poderão não responder ou ter uma resposta menor à acupunctura, assim como existem casos que não respondem à terapia alopática. É muito comum que os donos observem melhoras logo após o primeiro tratamento, no entanto, 4 a 6 tratementos deverão ser completos de modo a avaliar com precisão a eficácia do tratamento. Dependendo da gravidade da doença (e de outros factores como a idade do animal, cronicidade da doença...) alguns animais poderão não mostrar qualquer sinal de melhoras até ao 6º ou 8º tratamento.
Assim como na Medicina Alopática, quanto mais cedo a doença do seu animal é diagnosticada e tratada, melhor será a resposta ao tratamento.

Ao escolher a acupunctura como forma de tratamento para o meu animal, significa que não irá necessitar de nenhuma medicação?

A utilização da Medicina Tradicional Chinesa não implica a exclusão da Medicina Ocidental. Para algumas doenças, a utilização combinada de Medicina Ocidental (medicação ou cirurgia), Fitoterapia Chinesa, modificações dietéticas e acupunctura irá proporcionar um melhor resultado do que a utilização de apenas uma destas modalidades em isolado.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Vídeos sobre acupunctura

Vídeos do you Youtube

Como funciona a acupunctura



Acupunctura veterinária