Acupunctura

A acupunctura é considerada uma competência médica pela Organização Mundial de Saúde e pelo National Health Institute (EUA) e em 2002 foi considerada pela Ordem dos Médicos como uma especialidade médica, estando em grau de igualdade com a cardiologia, endocrinologia e outras especialidades. É uma Medicina natural, uma vez que ajuda o próprio corpo a encontrar o seu equilíbrio, mas não alternativa!

A palavra acupunctura provém do latin acus que significa "agulha" e "punctura", que significa penetrar, deverá portanto envolver agulhas e penetração da pele. E poderá ser definida como inserção de agulhas em pontos específicos com o objectivo de cura. (IVAS)

Os princípios da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e da Medicina Veterinária Ocidental (MVO) podem parecer separados por um grande abismo, mas não são mutualmente exclusivos e construir uma ponte entre ambos é um processo mental que deve ser elaborado por cada indivíduo. Embora cada um deles possua aspectos que os colocam em lados opostos do espectro, existe uma grande sobreposição entre eles. (Xie)

Continua a existir uma grande controvérsia entre o estudo da base neurofisiologica da acupunctura e ignorar 3000 anos de evidências empíricas ou continuar a estudar a teoria da medicina tradicional Chinesa. Ao longo desta última década, com o aumento do conhecimento da neurofisiologia, imunologia e endocrinologia, passou a ser possível uma melhor compreensão e documentação da base fisiológica da acupunctura.

A MTC descreve padrões de doenças que envolve o indivíduo como um todo, descreve condições por todos os sistemas do corpo e relaciona diferentes padrões pelo ambiente que rodeia. Muitos destes padrões explicam e integram uma variedade de sintomas e sinais em um animal que nunca foi correlacionada na medicina ocidental. (Schoen)

De acordo com a filosofia da Medicina Tradicional Chinesa, a doença é um resultado do desequilíbrio energético do organismo e acredita que a acupunctura é capaz de equilibrar esta energia e, assim, auxiliar o próprio organismo a curar-se. Em termos ocidentais, acupunctura poderá auxiliar o organismo a curar-se ao provocar certas mudanças fisiológicas. Como por exemplo, na estimulação neuronal, aumento da pressão sanguínea, diminuição de espasmos musculares e libertação hormonal, como endorfinas (um dos mecanismos químicos de controle da dor) e cortisol (esteróide natural).

Embora muitos dos efeitos fisiológicos da acupunctura estão estudados, muitos estão ainda por se conhecer.