Métodos

     1. ACUPUNCTURA
    • Agulhas normais - É a técnica mais utilizada em medicina veterinária. Agulhas filiformes de diâmetro (geralmente têm a espessura de um fio de cabelo) e comprimento que diferem de acordo as espécies, tamanho, constituição, patologias e técnicas utilizadas.
    • Hemoacupunctura -É uma técnica de punctura com a finalidade de provocar pequenas hemorragias controladas (uma a duas gotas) para drenagem sanguínea e é indicada apenas para pontos específicos (Er-jian e WEI-jian) em situações de estase sanguínea, calor do sangue e desequilíbrio por excesso de calor num animal robusto.
    • Aquapunctura - É a injecção de fluidos ou solutos em pontos de acupunctura. Soro fisiológico, vitamina B12, remédios homeopáticos ou o sangue do próprio paciente. Anestésicos locais também são muito utilizados na prática ocidental. Na medicina tradicional chinesa é utilizada a extractos fisiológicos de ervas (fitoterapia) com resultados muito positivos
    • PneumoacupuncturaMais utilizado em grandes animais (equinos), injecta-se ar nos pontos de acupunctura ou em grandes áreas.
  
     2. MOXABUSTÃO


É um método pelo qual a moxa ou outras ervas são queimadas acima ou na pele, próximas do ponto de acupunctura. O calor ou o aroma das ervas aquecem o Qi e o sangue nos canais e colaterais e aumenta o fluxo nas estases sanguíneas. Revigora o Qi e o Yang e retira o frio e a humidade,elimina igualmente algumas formas de toxinas de calor localizadas. Há dois métodos de moxabustão, o directo e o indirecto.
Nos animais existe uma maior utilização da moxabustão indirecta (através de um charuto de moxa), uma vez que não há o retrocesso em termos de calor dos animais.


     3. DISPOSITIVOS ELÉCTRICOS

    • Electroacupunctura - É a utilização de uma corrente eléctrica que passa através das agulhas previamente puncturadas.Vantagens: Permite ao acupunctor um nível mais alto e contínuo de estimulação das agulhas facilitando os tratamentos para dor e para desordens neurodegenerativas. 
    • Laser de baixa potência - A terapia através do laser é anti-inflamatória, analgésica e promove a cicatrização. É uma técnica não invasiva e indolor.
    • MagnetosUtiliza pequenos dispositivos implantados superficialmente nos pontos de acupunctura (ou aproximadamente) que produzem um campo magnéticos quando existe uma corrente eléctrica.
    • Terapia por Infravermelhos -  Tanto o modelo portátil como o fixo é utilizado para aumentar o fluxo sanguíneo, reduzir a dôr e melhorar o fluxo de Qi e sangue nos canais e meridianos. O efeito da maior parte dos dispositivos térmicos é semelhante à moxaterapia.

      4. IMPLANTES - É utilizado como padrão em muitos dos países ocidentais, uma conta metálica de ouro com o objectivo de prolongar a estimulação do ponto. Os implantes mais comum localizam-se na articulação coxo-femural para o tratamento da dôr crónica e fraqueza articular provocada pela displasia de anca. Os implantes de ouro para a epilepsia canina também é considerada válida como último recurso.


     5. VENTOSAS- Esta técnica é utilizada em Humanos e está descrita em grandes animais. Nos animais de companhia não tem utilização frequente e o pêlo deve ser raspado antes da aplicação da técnica. Consiste na aplicação de pressões negativas nos pontos de acupunctura.