segunda-feira, 22 de junho de 2009

"Wildcats" em nossa casa

A Nádia, uma amiga minha, veio com uma dúvida no post anterior, como esta duvida pode ser a mesma para vários donos de gatos, aqui vai:

"Tenho uma gata a Blaky, da qual te vou falar, pode ser que me possas ajudar ;-) A Blaky é muito meiga, super querida mas tem uma particularidade.... não gosta de ter pessoas estranhas em casa, se alguém vem a casa começa logo a miar, mas mia alto e em bom som, nem do meu irmão aceita festas, se estiver ao colo e alguém se aproximar começa logo a miadeira, as pessoas têm de se afastar. No fundo ou ela vai para outra divisão ou vão as pessoas, fica a olhá-las muito séria e não tira os olhos delas, se se aproximam o melhor que recebem é um miar alto e estronso, se tentarem tocar-lhe sai logo um "fffuuu" ou uma arranhadela na pior das hipóteses. Ou é uma Gata super protectora ou pensa que somos "propriedade" dela ;-) Enfim gostava da tua opinião..."

Em relação aos gatos, eles são realmente muito territoriais e vcs (da casa) são propriedade dela (só por isso que ela vos deixa lá morar :P) e ainda por cima eles não gosta
m nada que a rotina se altere. Tenho, portanto, três sugestões de abordagens que vcs podem experimentar:

1. Comprem um difusor hormonal (pela net encontrei este site português http://www.zubial.pt/description.php?lang2=2&id=258). É uma hormona que a "mamã gata" secreta enquanto está a amamentar para acalmar os seus filhotes, não é portanto uma droga e sim um produto natural que gosto muito (também chamado de hormono-terapia). Podes ver mais informações aqui:
http://www.feliway.com/gb. O nosso objectivo é que, com o tempo a Blacky se torne menos territorial.


2. Experimentem uma "dessensibilização", fazendo uma visita regular curta de uma pessoa que ela já conheça (como o teu irmão), de x em x dias, passar por tua casa durante 5 min. E conforme a Blaky for tolerando vai-se aumentando o tempo e a frequência dessas visitas. Conforme ela for se adaptando com o seu irmão, ir fazendo o mesmo com pessoas diferentes.

3. Arranjem um borrifador, do tipo daqueles de molhar as plantas, e com água, sempre que a Blacky fizer qualquer coisa errada ou que vcs não gostem, dêem uma borrifada na direcção dela, não é preciso molhá-la, eles geralmente assustam-se simplesmente com o barulho do borrifo, pois é o mesmo som que de um gato zangado. Mas isso terá de ser na altura que ela estiver a fazer a coisa errada, não um minuto depois! Portanto implica que estejam com o borrifador à mã
o. Se não tiverem, façam um barulho rápido com um molho de chaves ou a bater com o jornal em algum lado. Idealmente que ela não vos veja a fazer os sons (para que depois não fique chateada com vcs).

É muito difícil educar os gatos, têm menos milhares de anos do processo de domesticação que os cães e são, portanto, animais mais selvagens. Além do seu instinto, no cão o instinto é de andar em manada e o gato vive sozinho para sobreviver.

É uma grande mudança então para os gatos, e nós temos de nos adaptar a eles também. Muitos dos nossos gatinhos não aceitam festas de estranhos, vamos tentar que a Blacky pelo menos aceite os estranhos em casa sem miar ou ser agressiva para eles. E quem sabe com o tempo, comece também a aceitar as festas. Mas um passinho de cada vez ;)


Boa sorte e vai deixando as novidades aqui no blog. Qualquer coisa sabe como me contactar.

Sem comentários: