quinta-feira, 5 de abril de 2012

Fitoterapia Chinesa


A Medicina Veterinária Tradicional Chinesa é praticada por rotina na China há mais de 2000 anos. Este sistema médico incorpora tanto a acupunctura como a fitoterapia. Apesar de a Medicina Chinesa ser maioritariamente associada à acupunctura, apenas 30% dos pacientes recebem como plano de tratamento apenas esta.

Apesar do têrmo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento também utiliza (embora em menor quantidade) ingredientes de origem animal ou mineral na elaboração de suas fórmulas.


Uma fórmula de fitoterapia utiliza entre 4 a 15 ervas, os diversos ingredientes que compõem cada receita indicada por um terapeuta de medicina tradicional chinesa que emprega este método são combinados em proporções que maximizam seus efeitos e inibem possíveis efeitos colaterais. O conhecimento destas combinações e proporções é fruto de milhares de anos de experimentação e pesquisa.
Atualmente além das farmácias de Medicina Tradicional Chinesa, que pesam e combinam na hora os ingredientes de cada fórmula, existem medicamentos produzidos na própria China que combinam as receitas para os problemas mais comuns.

A Fitoterapia, a meu ver, auxilia à acupunctura a atingir o seu potencial. Além de que pode ser utilizada por si só nos animais em que não é possível fazer a acupunctura por qualquer razão que seja.


Páscoa - miminhos sim, chocolate não!

Em seguimento do post anterior, há que lembrar que o chocolate é muito tóxico para os nossos amiguinhos.



Mas o que me despertou a curiosidade esta Páscoa são os engraçados novos ovos de "chocolates" feitos especialmente para os nossos companheiros!


Sem cacau e sem açúcar!

Assim também nossos companheiros podem se lambuzar na Páscoa ;)

BOA PÁSCOA A TODOS!

quinta-feira, 29 de março de 2012

Alimentos perigosos e tóxicos para animais


As muito comuns intoxicações por produtos caseiros não são as únicas coisas que podem fazer mal ao seu animal de estimação. Muitos dos nossos alimentos e medicamentos podem também fazer mal ao seu animal.


1          1.     ALIMENTOS:

·  Abacates – contém uma toxina denominada “persina”. Pode provocar vómitos e diarreias, afectando principalmente aves e pequenos animais.
·  Bebidas alcoólicas -  Dependendo da quantidade de álcool ingerida pelo seu animal, poderá levar a vómitos, diarreia, depressão, dificuldades respiratórias, coma e morte.
·  Chocolate – O componente denominado “teobromina” é tóxico para os animais. Se ingerido o suficiente poderá levar a vómitos, diarreia, alterações cardíacas, alterações nervosas, convulsões e morte.
·  Açúcar artificial (xylitol) –Neste grupo também fazem parte as pastas de dentes, líquidos para higiene bucal e qualquer alimento que possa ter sido confeccionado com adoçantes. Qualquer rebuçado que contenha “xylitol” (como o floco de neve) ou mesmo os adoçantes poderão igualmente ser tóxicos.
·  Cafeína – Geralmente muito tóxico para os animais, tendo geralmente efeitos tanto no sistema nervoso como cardiovascular. Os efeitos secundários mais comuns são: vómito, diarreia, alterações cardíacas, tremores, convulsões e mesmo morte.
·  Uvas e passas – Uma toxina ainda desconhecida pode conduzir à falha renal dos nossos animais, esta poderá inclusive levar à morte. Os sintomas mais comuns são: hiperactividade, vómitos, diarreia e batimentos cardíacos irregulares.
·  Nozes – Uma toxina desconhecida poderá provocar efeitos negativos nos sistemas: nervoso, digestivo e muscular. Sintomas: tremores muscular, fraqueza, vómitos e náuseas, depressão, inatividade e enrijecimento muscular. Evitar particularmente as nozes da Macadâmia.
·  Cebola, alho e alho francês – Contêm compostos sulfurosos que podem provocar irritação estomacal, esta pode resultar numa danificação dos glóbulos vermelhos causando anemia.
Outros alimentos que poderão ser tóxicos para o seu animal:
     ·    Sementes de maçã 
     ·    Caroços de frutas, especialmente de pêssego, nectarinas, alperce, ameixas e cerejas
     ·    Alimentos com bolor (fruta, pão, leite azedo)
     ·    Sementes de mostarda
     ·    Folhas e talos de batatas
     ·    Folhas de Ruibarbo
     ·    Sal
     ·    Chá
     ·    Folhas e caules de Tomate

2          2.     MEDICAMENTOS HUMANOS:
Alguns medicamentos humanos poderão ser prescritos para o seu animal pelo veterinário, outros poderão ser altamente tóxicos e mesmo fatais para os nossos animais (sim, mesmo aqueles que pode dar a bebés poderão causar a morte do seu animal de estimação!). Consulte sempre o seu veterinário antes de dar qualquer medicação ao seu animal.
3.     PLANTAS
Cerca de 25% das intoxicações tratadas em clínicas veterinárias são provocadas por ingestão de plantas
·  Lírios – Todas as porções dos lírios poderão ser tóxicas para o gato. Simplesmente uma dentada na folha, caule ou flor poderá levar à uma falência renal irreversível apesar de tratamentos médicos extensivos.
·  Tulipas
·  Aloé Vera
·  Palmeira Cica
·  Oleandro
·  Hera
·  Rodendro
·  Ricino
·  Folha da fortuna
·  Marijuana

4.     OUTROS PRODUTOS
·  Anti-congelantes
·  “Potpourri”
·  Cola
·  Moedas
·  Produtos de limpeza
·  Pesticidas


Para emergências relacionadas com intoxicações ligue para o centro de informação anti-venenos
(808 250 143)  http://www.inem.pt/ciav  e dirija-se o mais rápido possível ao seu médico veterinário de referência. 

sexta-feira, 23 de março de 2012

Pós-Graduação Medicina Animais de Companhia

Porque penso que um bom Acupunctor tem de ser um bom Médico, e um bom Médico está sempre a aprender e sempre a par das atualizações médicas, novos medicamentos, doses, cirurgias e outros tipos diferentes de terapias que se pode utilizar em conjunto...

Porque penso que nem a Medicina Alopática ou a Acupunctura são círculos fechados que não dependem uma da outra e que devem sim andar de mãos dadas e a complementar uma à outra...

Porque só conhecendo bem a Medicina Alopática e  Medicina Tradicional Chinesa que saberei qual o melhor momento para utilizar uma e para utilizar a outra para conseguir assim o melhor resultado possível...

Começarei amanhã as aulas da Pós-Graduação de Medicina dos Animais de Companhia! :D


domingo, 18 de março de 2012

Acupunctura Veterinária


Quais as vantagens e desvantagens da Acupunctura?

A acupunctura é uma forma natural de tratamento que assegura que os mecanismos inflamatórios (entre outros) mantenham a homeostasia e curem as doenças do seu animal de companhia.
A acupunctura pode ser utilizada tanto para diagnóstico como para o tratamento.
A principal desvantagem da acupunctura são os donos não compreenderem o que podem esperar da sua utilização: crença que o seu animal irá miraculosamente recuperar, que todas as condições podem ser tratadas com a acupunctura e que o animal irá precisar apenas de um tratamento quando usualmente é necessário uma série de tratamentos para atingir (e por vezes manter) o resultado desejado.

Com que frequência e quanto tempo durará o tratamento?

Os Tratamentos poderão durar desde 10 segundos até 30 minutos, dependendo da condição do animal e do método utilizado. Existem diversas formas de estimulação de um ponto de acupunctura, estes incluem as agulhas, electroacupunctura, aquapunctura, moxabustão e laser (ver em Métodos). 
Os animais podem ser tratados entre 1 a 3 vezes na semana (dependendo novamente da condição a ser tratada), mas tipicamente são tratamentos semanais entre 4 a 6 semanas. Após o período inicial de tratamento o intervalo entre tratamentos são prolongados baseados na resposta do animal e o necessário para manter a melhoria conseguida. A maior parte dos animais são vistos uma a duas vezes por ano para continuar a terapia de manutenção, embora existam casos de animais que não necessitam desta uma vez que a sua condição foi curada. 

Alguns animais poderão não responder ou ter uma resposta menor à acupunctura, assim como existem casos que não respondem à terapia alopática. É muito comum que os donos observem melhoras logo após o primeiro tratamento, no entanto, 4 a 6 tratementos deverão ser completos de modo a avaliar com precisão a eficácia do tratamento. Dependendo da gravidade da doença (e de outros factores como a idade do animal, cronicidade da doença...) alguns animais poderão não mostrar qualquer sinal de melhoras até ao 6º ou 8º tratamento.
Assim como na Medicina Alopática, quanto mais cedo a doença do seu animal é diagnosticada e tratada, melhor será a resposta ao tratamento.

Ao escolher a acupunctura como forma de tratamento para o meu animal, significa que não irá necessitar de nenhuma medicação?

A utilização da Medicina Tradicional Chinesa não implica a exclusão da Medicina Ocidental. Para algumas doenças, a utilização combinada de Medicina Ocidental (medicação ou cirurgia), Fitoterapia Chinesa, modificações dietéticas e acupunctura irá proporcionar um melhor resultado do que a utilização de apenas uma destas modalidades em isolado.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Vídeos sobre acupunctura

Vídeos do you Youtube

Como funciona a acupunctura



Acupunctura veterinária

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Os 10 Mandamentos Caninos

Para nunca esquecer:

1. Muito provavelmente a minha vida durará entre 10 a 15 anos. Qualquer separação de si será dolorosa para mim. Lembre-se disso antes de me comprar.

2. Dê-me tempo para compreender o que você quer de mim.

3. Confie em mim. É crucial para o meu bem-estar.

4. Não fique chateado comigo por muito tempo, e não me prenda como castigo. Você tem o seu trabalho, os seus divertimentos e os seus amigos, eu tenho somente a si.

5.  Fale comigo de vez em quando. Mesmo que eu não compreenda as palavras, compreendo a sua voz quando falas comigo.

6. Tenha em conta que eu nunca me esquecerei a maneira como me tratas.

7. Lembre antes de me bater: Tenho dentes que poderiam facilmente esmagar os ossos de sua mão, mas eu escolho não te morder.

8. Antes de repreender-me por ser obstinado, preguiçoso ou não cooperante, pergunte a si próprio se algo não poderá estar algo a incomodar-me. Talvez não esteja a receber a alimentação correcta ou poderei ter passado demasiado tempo ao sol ou até mesmo meu coração poderá estar ficando demasiado velho e cansado.

9. Tome conta de mim quando chegar a velho, você também envelhecerá.

10. Percorra comigo as jornadas mais difíceis. Nunca diga: "Não suporto ver", ou "Deixe isso acontecer na minha ausência". Tudo será mais fácil para mim quando você está presente.

LEMBRE-SE QUE EU TE AMO.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Explicando a Acupunctura

Existe uma ligeira diferença nas explicações do funcionamento da Acupunctura pelas visões Ocidentais e Orientais.

No perspectiva Ocidental nós somos seres eléctricos - nossos cérebros e espinal medula estão ligados por sinapses eléctricas ou nervosas. Os nervos estão conectados a feixes nervosos que são utilizados como pontos de acupunctura.

Os nervos formam uma rede por todo o organismo e a bioletricidade que corre por estes pode ser modulada (atuada sobre) através da inserção de uma agulha metálica nos feixes nervosos (o metal conduz eletricidade).

A inserção de uma agulha metálica num feixe nervoso é o equivalente de conectar um cabo de uma tomada eléctrica a um determinado aparelho eletrônico para enviar eletricidade. A acupunctura tem a habilidade de redirecionar a bioeletricidade para diferentes partes do organismo, permitindo a modulação do sistema neuro-elétrico com uma agulha metálica.

 

Estão demonstradas também acções locais directas e imediatas à inserção da agulha, como ações anti-inflamatórias e cicatrizantes. No esquema abaixo fica o esquema utilizado na minha tese de mestrado para demonstrar alguns dos mecanismos já conhecidos do funcionamento da acupunctura.



Na perspectiva Oriental da Acupunctura, a bioletricidade, chamada Chi (pronunciada Xi) é a força vital do organismo. O Chi flui  por percursos nervosos denominados Meridianos. Existem 365 pontos de acupunctura contidos nestes Meridianos.



Ao modular o fluxo de Chi ou de energia no organismo através da utilização de agulhas metálicas, os acupuncturistas podem ajudar a reduzir a inflamação, bloquear a dor, melhorar funções orgânicas e balancear o sistema energético do organismo.



quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Acupunctura para ruptura de ligamento cruzado

É um Rottweiler? Sim sim, mete medo não mete? Mas este menino deixou fazer a acupunctura tranquilamente e é assim que tem que ser.


Infelizmente os Rottweilers têm uma alta incidência para a ruptura do ligamento cruzado do joelho por causas não traumáticas (pensa-se que o factor predisponente nestes casos seja o ângulo aberto da articulação do joelho quando em posição de estação). 

Devido ao seu tamanho/peso, a resolução apenas poderá ser através de cirurgia, preferencialmente a OSTEOTOMIA DE NIVELAMENTO DA MESETA TIBIAL (TPLO). 

Mas também aqui a acupunctura pode (e deve) trabalhar como um complemento da Medicina Alopática. Tendo feito uma lesão unilateral, o esforço no joelho contra-lateral é enorme. 


Objectivos da utilização da acupunctura pós-cirúrgica na ruptura de ligamento cruzado anterior:

JOELHO LESIONADO
- Controle da dor pós-cirurgica
- Efeito Anti-inflamatório da lesão
- Acelerar o processo de cicatrização

AMBOS OS JOELHOS
- Prevenção de nova lesão com fortificação dos ligamentos e músculos envolventes da articulação