quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Cachorro para adoptar
Fui ontem visitar uma amiga minha para uma tentativa de sessão de acupunctura (depois explico) e na porta da entrada estava um cachorro de aproximadamente 5 meses.
Mal me viu veio a correr para brincadeiras e festas. E quando tive de entrar no prédio ficou a ganir com uns olhinhos tão tristes como quem diz "vá lá... leva-me contigo!" e partiu-me o coração deixa-lo ali!
Infelizmente moro num apartamento com dois gatos e não posso mesmo colocar aqui mais um cachorrinho (com muita muita pena minha...). Por isso peço, quem puder ajudar este cachorrinho e dar-lhe um lar, sei que ele fará um dono muito feliz.
Aqui vai o pedido da minha amiga:
"Olá a todos,
Apareceu aqui à porta do meu prédio um cachorro que estimo que tenha cerca de 5 meses. Está perdido/abandonado, não tem coleira e é a coisa mais meiga que se possa imaginar. Presumo que já teve bastante contacto humano porque está muito sedento de festas e brincadeiras. É mesmo muito meiguinho.
Para terem uma ideia, não o podemos deixar entrar no prédio, como é óbvio, e ele fica a ganir à porta porque quer vir connosco. Parte-me o coração. Como sabem, já tenho um cão que não é nada pequeno e não posso ficar com outro, senão ficava com este, ficava mesmo...
Peço que, quem queira ficar com ele, que entre em contacto comigo o mais depressa possível. Se não puderem dar-lhe um bom lar, perguntem aos vossos amigos, reenviem este email. Dei-lhe comida e água mas a um cachorrinho na rua pode acontecer muita coisa, até porque nem toda a gente vê com bons olhos os cães sem dono.
Envio em anexo fotos dele, tiradas hoje (26/08/2009). É preto, esguio mas alto. Tem o pêlo muito bonito e brilhante. E por favor, só responda quem queira mesmo dar um lar a este pequenino. Ele de certeza que vai valer a pena.
Por favor ajudem! Se for preciso, eu providencio o transporte.
Ana Sofia Rego
965442937
Local: Sacavém"
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Atopia canina - informação aos donos
Aqui vai parte do meu trabalho:
"A Dermatite Atópica (DA) nos cães é uma das doeças de pele pruriginosas mais comum
"Um grande número de estudos aleatórios, controlados, não-controlados e de seguimento demonstraram a eficácia da Medicina Tradicional Chinesa no tratamento da Dermatite atópica:
- Fitoterapia Chinesa: foi reportada uma resposta positiva em Humanos com DA grave. A mistura é purificada e padronizada como medicina botânica, derivada de dez plantas. A sua eficácia foi demonstrada em estudos duplamente cegos, controlado por placebo de crianças e adultos com DA. No primeiro, com 47 crianças atópicas, após um período de oito semanas de tratamento, o grupo de estudo demonstrou uma melhoria de uma diminuição média de 91% do eritema (comparado com 10% no grupo de controlo). Um estudo similar em adultos apresentou resultados semelhantes (Heimall & Bielory, 2004).
No estudo em cães com administração oral de P07P, o número de proprietários que registaram melhoria, grande melhoria ou uma diminuição do prurido foi superior ao grupo placebo ao longo do estudo. O P07P não produziu diferença estatística significante na redução do prurido ou no intervalo de tempo médio do acto de “coçar” diário comparativamente ao placebo. No entanto, a média do prurido e do acto de “coçar” diária aumentou significativamente no grupo placebo, mas não no grupo com P07P. Finalmente, sob condições cegas, 37,5% dos proprietários julgou uma melhoria do seu animal com o P07P, comparativamente com apenas 13% dos proprietários com placebo.
O produto foi também considerado de fácil administração, palatável, bem tolerado e com efeitos secundários mínimos, sendo o P07P considerado uma terapia não-esteróide eficaz para cães com Dermatite atópica (Nagle, Torres, Horne, Groover, & Stevens, 2001).
- Acupunctura: A acupunctura é um antigo método terapêutico que inclui tanto agulhas como outras técnicas (moxabustão, electro-estimulação, ventosas, etc.), sendo aceite na ordem dos médicos como “competência médica” desde 14 de Março de 2002. Na dermatologia e em doenças crónicas, a agulha punctura superficialmente na pele. Estudos feitos acerca do controlo do prurido através da acupunctura demonstraram que a acupunctura tem um efeito temporário e não-específico (ou seja, independente da doença) de controlo do mesmo (Wakuda, Shibasaki, & Tanitsu, 2009), com efeito calmante no primeiro minuto e cura temporária após o quinto minuto. Moxabustão indirecta, nas zonas lesionadas diariamente, foi reportada como eficaz após duas semanas de terapia com 45% de cura e 55% de uma melhoria marcada (Chen & Yu, 2003).
Para o aumento da eficácia, a acupunctura e a fitoterapia chinesa são geralmente utilizadas em conjunto na Medicina Tradicional Chinesa. Um primeiro estudo efectuado em 2008 demonstrou maior eficácia no tratamento da dermatite atópica quando a acupunctura é utilizada conjuntamente com a fitoterapia chinesa (Fares, et al., 2008), demonstrando uma melhoria na qualidade de vida, diminuição da escala visual e da área afectada e de gravidade após 12 semanas de tratamento."