quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Atopia canina - informação aos donos

Para iniciar a pesquisa para a minha tese, a Dra com que vou fazer o trabalho de acupunctura pediu para eu fazer um folheto informativo para os proprietario dos cães com atopia.

Aqui vai parte do meu trabalho:

"A Dermatite Atópica (DA) nos cães é uma das doeças de pele pruriginosas mais comum (Roosje, 2005) e a segunda causa de doeça de pele alérgica (Mueller, Burrows, & Tsohalis, 1999). A DA é definida como uma predisposição genética para o desenvolvimento de sintomas alérgicos após a exposição repetida a substâncias geralmente inofensivas (pó, ácaros do pó, relva ou pólen) (Merchant, 2004). Os sintomas têm início entre os seis meses de idade e os sete anos, embora a maioria dos cães comece a mostrar os sinais alérgicos entre um a três anos de idade. Há predisposição rácica em Goldens Retrievers, Terriers (maioria), Setters Irlandeses e Ingleses, Lhasa Apsos, Dálmatas, Buldogues, Beagles, Schnauzers miniaturas e Shar Pei chineses (Merchant, 2004)."



"Um grande número de estudos aleatórios, controlados, não-controlados e de seguimento demonstraram a eficácia da Medicina Tradicional Chinesa no tratamento da Dermatite atópica:

- Fitoterapia Chinesa: foi reportada uma resposta positiva em Humanos com DA grave. A mistura é purificada e padronizada como medicina botânica, derivada de dez plantas. A sua eficácia foi demonstrada em estudos duplamente cegos, controlado por placebo de crianças e adultos com DA. No primeiro, com 47 crianças atópicas, após um período de oito semanas de tratamento, o grupo de estudo demonstrou uma melhoria de uma diminuição média de 91% do eritema (comparado com 10% no grupo de controlo). Um estudo similar em adultos apresentou resultados semelhantes (Heimall & Bielory, 2004).

No estudo em cães com administração oral de P07P, o número de proprietários que registaram melhoria, grande melhoria ou uma diminuição do prurido foi superior ao grupo placebo ao longo do estudo. O P07P não produziu diferença estatística significante na redução do prurido ou no intervalo de tempo médio do acto de “coçar” diário comparativamente ao placebo. No entanto, a média do prurido e do acto de “coçar” diária aumentou significativamente no grupo placebo, mas não no grupo com P07P. Finalmente, sob condições cegas, 37,5% dos proprietários julgou uma melhoria do seu animal com o P07P, comparativamente com apenas 13% dos proprietários com placebo.

O produto foi também considerado de fácil administração, palatável, bem tolerado e com efeitos secundários mínimos, sendo o P07P considerado uma terapia não-esteróide eficaz para cães com Dermatite atópica (Nagle, Torres, Horne, Groover, & Stevens, 2001).

- Acupunctura: A acupunctura é um antigo método terapêutico que inclui tanto agulhas como outras técnicas (moxabustão, electro-estimulação, ventosas, etc.), sendo aceite na ordem dos médicos como “competência médica” desde 14 de Março de 2002. Na dermatologia e em doenças crónicas, a agulha punctura superficialmente na pele. Estudos feitos acerca do controlo do prurido através da acupunctura demonstraram que a acupunctura tem um efeito temporário e não-específico (ou seja, independente da doença) de controlo do mesmo (Wakuda, Shibasaki, & Tanitsu, 2009), com efeito calmante no primeiro minuto e cura temporária após o quinto minuto. Moxabustão indirecta, nas zonas lesionadas diariamente, foi reportada como eficaz após duas semanas de terapia com 45% de cura e 55% de uma melhoria marcada (Chen & Yu, 2003).

Para o aumento da eficácia, a acupunctura e a fitoterapia chinesa são geralmente utilizadas em conjunto na Medicina Tradicional Chinesa. Um primeiro estudo efectuado em 2008 demonstrou maior eficácia no tratamento da dermatite atópica quando a acupunctura é utilizada conjuntamente com a fitoterapia chinesa (Fares, et al., 2008), demonstrando uma melhoria na qualidade de vida, diminuição da escala visual e da área afectada e de gravidade após 12 semanas de tratamento."

Sem comentários: