terça-feira, 24 de novembro de 2009

Castrei o cão da minha mãe!

:O

Mentiraaaa :D Vá mãe! Foi só brincadeira :D




O Léo foi o cão que eu decidi, há quase 9 anos atrás, adoptar... Mas como a minha mãe não me permitiu educa-lo como deve ser, foi então promovido a cão da minha mãe.

Eu amo meu cão (ou da minha mãe!), mas como não pude educa-lo, ele ficou ligeiramente mimado... e consequente ansioso e agressivo (para mim!). Já há muito tempo que venho tentando convencer a minha mãe a castrar o léo... mas não consegui (AINDA!!!).

Mas hoje foi o dia de levar o meu canito a limpar as dentolas!

Depois de horas e horas e mais horas intermináveis a ouvir os suplicios (e a obrigar os pobres coitados do hospital a ouvir também) do léo para que alguém o fosse fazer alguma companhia... eu juro que tentei de tudo! Deixei-o numa sala sozinho com a luz acesa, a luz apagada, em dentro da jaula, fora da jaula, com companhia e sozinho... nada funcionou! Estava a dar completamente em louca e cheguei ao final do dia completamente esgotada!

Finalmente, às 15h, foi a hora da cirurgia! Finalmente pudemos anestesia-lo!!! (mas foi com muito amor e carinho tá mãe?).

Ele, apesar de tudo antes apontar para o contrário, portou-se muito bem durante a cirurgia! Dormia que até roncava (sim, que geralmente ele dorme na sala e nós ouvimo-lo dos quartos!)

Foi a primeira destartarização que eu fiz completamente sozinha do inicio ao fim, e adorei! :D Foi uma destartarização simples, pois os dentes dele estavam em bom estado... somente algum tártaro (até muito bom sabendo que é um cão com quase 9 anos que nunca fez uma destartarização).



E enquanto eu fazia a destartarização a equipa toda ia tratando do cãozinho... cortaram-lhe os pêlos das patinhas (que graças a eles entram inúmeras praganas anualmente pelas patinhas), cortaram-lhe as unhas (que bem precisavam!), limparam-lhe as orelhitas... Foram fantásticas! Estou imensamente e eternamente agradecida não só por todo o apoio e ajuda, como por todo o carinho!

E olhem só como ficou linda e limpinha a boquinha do meu Léo:





E depois, finalmente... ficou caladinho o resto do dia :P         E é tão lindo assim tão quietinho!




E assim.... Mais uma conquista para Zhyph! Yeyyy!





sábado, 21 de novembro de 2009

Glândulas anais e acupunctura?

Há uns tempos atrás uma amiga minha referiu que a Maggie, a cadelinha de uma amiga dela, tinha problemas com as Glândulas Anais e a médica veterinária tinha recomendado acupunctura, pois tinha referido que o próximo passo seria cirurgia e extirpação da glândula.




A amiga estava com dúvidas acerca se a acupunctura seria realmente boa para este caso ou não... e entrou em contacto comigo! O curso que estou a fazer foca as doenças humanas... pode ser que venhamos a falar sobre as Glândulas anais mais tarde, mas até agora tal nunca foi referido. Disse que ia estudar sobre o caso e que depois falava com ela.

Mais tarde, já em casa, as coisas começaram a fazer algum sentido! Porque a acupunctura não seria boa para inflamações/impactações crónicas da glândula anal? A inflamação é uma patologia de calor, uma inflamação é uma inflamação, independentemente do lugar onde está "alojada"! E a acupunctura é indicada para a inflamação. Poderia começar por aí! A impactação é uma estagnação, e existe uma acumulação da humidade...




Fui falar então com a dona da Maggie, e disse que a minha opinião seria que a acupunctura poderia realmente ajudar, e que não custava nada tentar antes de partir para a cirurgia e todos os efeitos secundários que poderia acarretar (como uma simpática incontinência fecal!).Ela perguntou então se eu não queria fazer a acupunctura na Maggie... Fiquei apreensiva! Será que vou ter tempo no meio de tantas coisas que já tenho para fazer??? (Tenho o estagio, a tese, o curso de MTC, tenho de estudar, tenho que ter um caso prático para a avaliação do curso de MTC este ano...). Mas por outro lado, também é bom para mim ter alguma prática, estudar casos, escolher pontos e picar picar picar! Ah, já me esquecia, picar não se diz! "Puncturar puncturar puncturar!". Resumindo e concluindo... aceitei!

Fui pesquisar mais. Que pontos poderia utilizar? Teria de utilizar pontos locais (hummm... não sei se lhe vai agradar muito :S). Pontos distantes? O meridiano da Bexiga circunda o ânus, e o Baço é o órgão que "controla" a humidade/viscosidade/mucosidades, portanto teria de tonifcar o baço e equilibrar o meridiano da bexiga. Não me podia esquecer de tonificar o Qi e o Xue (devido à estagnação!).

Uma coisa muito importante, deveria tentar me cingir pelo mínimo nº de pontos possíveis... pois sabemos quão bem um cão tolera ficar muito tempo parado e (quase que me esquecia!) a ser picado!!! Além do mais, temos de ter atenção à localização destes pontos, pois nem todos os pontos que se pica nos Homens são fáceis de picar em animais, eles mexem-se, coçam, viram-se... e pode até chegar a ser perigoso pessoas que não conhecem a anatomia animal ou como que eles se podem comportar. Não podemos escolher pontos da barriga e das costas (pelo menos não conseguimos utiliza-los conjuntamente! Portanto... todos os pontos têm que ser bem pensados!

Planos??? É uma situação crónica, que já dura há quase dois anos, mas ao mesmo tempo, a inflamação é uma situação aguda! Decidi-me por uma sessão duas vezes por semana até a glândula já não estar mais inflamada e depois passaríamos a uma vez por semana. Quando deixasse de haver impactação iria aumentando os intervalos entre sessões.

Pontos escolhidos:

Eliminar viscosidade/calor
Tonificar Qi/Xue
Pontos locais/distantes
SP9 (regula o SP e elim visc)

Li11 (drena visc, elim calor e reg Qi e Xue)
ST36 (tonif SP e elim visc/calor, tonif Yin e Xue)
Sp5 (ponto secura do baço)

Liv3 (yuan fonte, circ Qi)

GV1 (local)
BL40(dist) (arref Xue, elim Ht)
BL58 (dist, dor perianal)



segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Últimas conquistas no estágio

Já há algum tempo que não deixo aqui as minhas proezas e conquistas do estágio!

Infelizmente (ou felizmente) chego a casa já tão cansada que nem consigo passar por aqui para escrever :( Mais psicologicamente cansada, a pensar em tanta coisa que tenho para fazer ainda, do que fisicamente! Estudar medicina veterinária, estudar medicina tradicional chinesa, estudar para os meus casos clínicos de acupunctura (o próximo "post" será sobre o caso que estou a fazer tratamento 2x por semana!).

Mas vou deixar as minhas últimas conquistas aqui registadas :D

Tenho feito imensas castrações de gatos (machos) graças à Dra C., e cada vez é mais rápido e com mais confiança! A última vez ela teve quase que "expulsar" a dona do consultório para poder ser eu a fazer (hehehehe). E tirando um corte no dedo (no meu!)... "I rocked!" :D foi num instante, penso que deve ter sido uns 15 a 20 minutos, e quase não tremi! A sensação quando se completa uma cirurgia sozinha (que apesar de a monitorizar, a Dra C incentivou-me a completar sozinha e sem ajuda!) é simplesmente fantástica!

Tenho feito tb castrações de gatas e, também, são cada vez mais  rápidas e melhores... a confiança vai subindo e os tremores e o tempo descendo :) A última vez a minha orientadora quis me passar a primeira cadela para eu fazer a esterilização... e depois do corte na pele e no abdómen (adoro fazer estes cortes!), olhamos para a cavidade abdominal e era gordura, mais gordura e ainda mais gordura... e para ajudar a situação, parecia que a cadelinha (sim, de apenas 7 meses e já tão gordinha!) ainda tinha os ovários colados às costas, não aprofundava a cirurgia e fazia imensa contracção expulsando o intestino todo para o exterior da cavidade! Com tanto contra, sabia que a minha orientadora estava em dúvidas acerca de fazer desta proeza a minha primeira esterilização em cadelas... portanto, tomei a opção em dizer à minha orientadora "se calhar eu fazia a próxima..." e ela, provavelmente contente, disse que se calhar era melhor! Estou então a espera de mais alguém qrer castrar uma cadelinha... alguém????

Um procedimento novo tb que eu aprendi a fazer foi a destartarização... e arranquei o meu primeiro dente (Yuhuuuu!)... A Dra C. já me mandou ir preparando os pulsos para a próxima destartarização que ela tiver :D Ficarei ansiosamente à espera (hehehehe).

Tanto a a minha orientadora como a Dra C, estão agora empenhadas que eu me sinta cada vez mais à vontade em colocar catéteres! Acho que já tinha explicado que nunca aprendi a colocar um catéter na faculdade, e para mim, este era um procedimento do outro Mundo! Mas agora, todo o bichinho que necessita de levar soro (e os donos, obviamente, já não estão presentes), sou eu que coloco os catéteres :D
Errei umas vezes no inicio, mas aprendi com os meus erros (assim que o catéter estava na veia, retirava rapidamente a agulha com medo de perfurar a veia, e com isso tirava o catéter da veia! Agora sei que devo colocar um pouquinho mais em dentro da veia, e calmamente ir retirando a agulha...). Ultimamente tem corrido bastante bem, tendo sido a parte mais complicada a de colocar os adesivos :S

E mais conquistas pessoais como, já sei cada vez mais doses de cor (:P, não se riam porque não é nada fácil!), em cada consulta faço, para mim própria os diagnósticos diferenciais e meios complementares de diagnósticos, e tenho estado muito contente comigo pois aquilo que eu penso tem estado cada vez mais de acordo com o que as médicas da clínica pensam... Sei que ainda tenho muito (MUITO) para aprender, mas é bom de vez em quando estar certa e ganhar alguma confiança!

Apareceu mais um cãozito a "jorrar" sangue pelo nariz (Zhyph, isso é linguagem que se apresente??? Pronto, com hemorragia nasal em toalha!) e, os casos de urgências, as Dras. como estão em consulta, passam para mim, para eu ir fazendo os primeiros cuidados e tirando a história. O cão tinha leishmaniose ainda não diagnosticada, juntamente com um hemoparasita (o que ajudava ainda mais à festa!). E eu dei o meu melhor e acho que me portei muito bem... :D Principalmente na parte de acalmar os donos, que estavam mais ansiosos que o cãozito :P

Por enquanto acho que foi tudo! Embora ainda tenha muito que falar... das consultas de especialidade de dermatologia que tenho assistido, da prova prática de acupunctura, da investigação sobre atopia para a tese... voltarei o mais cedo possível ;)