sábado, 21 de novembro de 2009

Glândulas anais e acupunctura?

Há uns tempos atrás uma amiga minha referiu que a Maggie, a cadelinha de uma amiga dela, tinha problemas com as Glândulas Anais e a médica veterinária tinha recomendado acupunctura, pois tinha referido que o próximo passo seria cirurgia e extirpação da glândula.




A amiga estava com dúvidas acerca se a acupunctura seria realmente boa para este caso ou não... e entrou em contacto comigo! O curso que estou a fazer foca as doenças humanas... pode ser que venhamos a falar sobre as Glândulas anais mais tarde, mas até agora tal nunca foi referido. Disse que ia estudar sobre o caso e que depois falava com ela.

Mais tarde, já em casa, as coisas começaram a fazer algum sentido! Porque a acupunctura não seria boa para inflamações/impactações crónicas da glândula anal? A inflamação é uma patologia de calor, uma inflamação é uma inflamação, independentemente do lugar onde está "alojada"! E a acupunctura é indicada para a inflamação. Poderia começar por aí! A impactação é uma estagnação, e existe uma acumulação da humidade...




Fui falar então com a dona da Maggie, e disse que a minha opinião seria que a acupunctura poderia realmente ajudar, e que não custava nada tentar antes de partir para a cirurgia e todos os efeitos secundários que poderia acarretar (como uma simpática incontinência fecal!).Ela perguntou então se eu não queria fazer a acupunctura na Maggie... Fiquei apreensiva! Será que vou ter tempo no meio de tantas coisas que já tenho para fazer??? (Tenho o estagio, a tese, o curso de MTC, tenho de estudar, tenho que ter um caso prático para a avaliação do curso de MTC este ano...). Mas por outro lado, também é bom para mim ter alguma prática, estudar casos, escolher pontos e picar picar picar! Ah, já me esquecia, picar não se diz! "Puncturar puncturar puncturar!". Resumindo e concluindo... aceitei!

Fui pesquisar mais. Que pontos poderia utilizar? Teria de utilizar pontos locais (hummm... não sei se lhe vai agradar muito :S). Pontos distantes? O meridiano da Bexiga circunda o ânus, e o Baço é o órgão que "controla" a humidade/viscosidade/mucosidades, portanto teria de tonifcar o baço e equilibrar o meridiano da bexiga. Não me podia esquecer de tonificar o Qi e o Xue (devido à estagnação!).

Uma coisa muito importante, deveria tentar me cingir pelo mínimo nº de pontos possíveis... pois sabemos quão bem um cão tolera ficar muito tempo parado e (quase que me esquecia!) a ser picado!!! Além do mais, temos de ter atenção à localização destes pontos, pois nem todos os pontos que se pica nos Homens são fáceis de picar em animais, eles mexem-se, coçam, viram-se... e pode até chegar a ser perigoso pessoas que não conhecem a anatomia animal ou como que eles se podem comportar. Não podemos escolher pontos da barriga e das costas (pelo menos não conseguimos utiliza-los conjuntamente! Portanto... todos os pontos têm que ser bem pensados!

Planos??? É uma situação crónica, que já dura há quase dois anos, mas ao mesmo tempo, a inflamação é uma situação aguda! Decidi-me por uma sessão duas vezes por semana até a glândula já não estar mais inflamada e depois passaríamos a uma vez por semana. Quando deixasse de haver impactação iria aumentando os intervalos entre sessões.

Pontos escolhidos:

Eliminar viscosidade/calor
Tonificar Qi/Xue
Pontos locais/distantes
SP9 (regula o SP e elim visc)

Li11 (drena visc, elim calor e reg Qi e Xue)
ST36 (tonif SP e elim visc/calor, tonif Yin e Xue)
Sp5 (ponto secura do baço)

Liv3 (yuan fonte, circ Qi)

GV1 (local)
BL40(dist) (arref Xue, elim Ht)
BL58 (dist, dor perianal)



Sem comentários: