segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Últimas conquistas no estágio

Já há algum tempo que não deixo aqui as minhas proezas e conquistas do estágio!

Infelizmente (ou felizmente) chego a casa já tão cansada que nem consigo passar por aqui para escrever :( Mais psicologicamente cansada, a pensar em tanta coisa que tenho para fazer ainda, do que fisicamente! Estudar medicina veterinária, estudar medicina tradicional chinesa, estudar para os meus casos clínicos de acupunctura (o próximo "post" será sobre o caso que estou a fazer tratamento 2x por semana!).

Mas vou deixar as minhas últimas conquistas aqui registadas :D

Tenho feito imensas castrações de gatos (machos) graças à Dra C., e cada vez é mais rápido e com mais confiança! A última vez ela teve quase que "expulsar" a dona do consultório para poder ser eu a fazer (hehehehe). E tirando um corte no dedo (no meu!)... "I rocked!" :D foi num instante, penso que deve ter sido uns 15 a 20 minutos, e quase não tremi! A sensação quando se completa uma cirurgia sozinha (que apesar de a monitorizar, a Dra C incentivou-me a completar sozinha e sem ajuda!) é simplesmente fantástica!

Tenho feito tb castrações de gatas e, também, são cada vez mais  rápidas e melhores... a confiança vai subindo e os tremores e o tempo descendo :) A última vez a minha orientadora quis me passar a primeira cadela para eu fazer a esterilização... e depois do corte na pele e no abdómen (adoro fazer estes cortes!), olhamos para a cavidade abdominal e era gordura, mais gordura e ainda mais gordura... e para ajudar a situação, parecia que a cadelinha (sim, de apenas 7 meses e já tão gordinha!) ainda tinha os ovários colados às costas, não aprofundava a cirurgia e fazia imensa contracção expulsando o intestino todo para o exterior da cavidade! Com tanto contra, sabia que a minha orientadora estava em dúvidas acerca de fazer desta proeza a minha primeira esterilização em cadelas... portanto, tomei a opção em dizer à minha orientadora "se calhar eu fazia a próxima..." e ela, provavelmente contente, disse que se calhar era melhor! Estou então a espera de mais alguém qrer castrar uma cadelinha... alguém????

Um procedimento novo tb que eu aprendi a fazer foi a destartarização... e arranquei o meu primeiro dente (Yuhuuuu!)... A Dra C. já me mandou ir preparando os pulsos para a próxima destartarização que ela tiver :D Ficarei ansiosamente à espera (hehehehe).

Tanto a a minha orientadora como a Dra C, estão agora empenhadas que eu me sinta cada vez mais à vontade em colocar catéteres! Acho que já tinha explicado que nunca aprendi a colocar um catéter na faculdade, e para mim, este era um procedimento do outro Mundo! Mas agora, todo o bichinho que necessita de levar soro (e os donos, obviamente, já não estão presentes), sou eu que coloco os catéteres :D
Errei umas vezes no inicio, mas aprendi com os meus erros (assim que o catéter estava na veia, retirava rapidamente a agulha com medo de perfurar a veia, e com isso tirava o catéter da veia! Agora sei que devo colocar um pouquinho mais em dentro da veia, e calmamente ir retirando a agulha...). Ultimamente tem corrido bastante bem, tendo sido a parte mais complicada a de colocar os adesivos :S

E mais conquistas pessoais como, já sei cada vez mais doses de cor (:P, não se riam porque não é nada fácil!), em cada consulta faço, para mim própria os diagnósticos diferenciais e meios complementares de diagnósticos, e tenho estado muito contente comigo pois aquilo que eu penso tem estado cada vez mais de acordo com o que as médicas da clínica pensam... Sei que ainda tenho muito (MUITO) para aprender, mas é bom de vez em quando estar certa e ganhar alguma confiança!

Apareceu mais um cãozito a "jorrar" sangue pelo nariz (Zhyph, isso é linguagem que se apresente??? Pronto, com hemorragia nasal em toalha!) e, os casos de urgências, as Dras. como estão em consulta, passam para mim, para eu ir fazendo os primeiros cuidados e tirando a história. O cão tinha leishmaniose ainda não diagnosticada, juntamente com um hemoparasita (o que ajudava ainda mais à festa!). E eu dei o meu melhor e acho que me portei muito bem... :D Principalmente na parte de acalmar os donos, que estavam mais ansiosos que o cãozito :P

Por enquanto acho que foi tudo! Embora ainda tenha muito que falar... das consultas de especialidade de dermatologia que tenho assistido, da prova prática de acupunctura, da investigação sobre atopia para a tese... voltarei o mais cedo possível ;)

Sem comentários: