Hoje dei a minha primeira administração intra-cardíaca... uma eutanásia :(
Eu tinha muito medo da minha primeira intra-cardíaca... tal como a maior parte de nós tem medo de fazer qq coisa nova/desconhecida pela primeira vez, com a sobreposição que é outra vida que está em nossas mãos... não quero que o bichinho sofra por minha causa! Medo de errar e magoar o animal...
Mas hoje o dia estava complicadÍSSIMO!
No meio da nossa 3ª cirurgia do dia a luz falha por toda a cidade! E agora? "Zhyph, vai buscar o otoscópio!" Ahn? La vou buscar o otoscópio e sou promovida a candelabro para o resto da cirurgia (LOL!). Claro que cada vez q ia ver a respiração e o nível anestésico da gata e me viro para aumentar ou diminuir a anestesia, consequentemente a luzinha tb sai do sítio... "Zhyph! A LUZ!!!!" Upss!
Entretanto, ainda do lado de fora, algumas "centenas" de clientes a espera de serem atendidos! E a Dra. M. sozinha a atender os clientes... bloqueada a tentar colocar um gatinho bravo a soro endovenoso às escuras!
LOL! Juro que o dia seria hilariante se não estivessemos tão estressadas! ... Agora eu rio! hahahahaha
De manhã fiz com a minha orientadora uma cirurgia a um gatinho, este tinha um tumor enorme na gengiva da maxila. O tumor já estava ulcerado e durante a cirurgia observamos que este já tinha "comido" não só o osso maxilar direito como já se tinha infiltrado para a narina e havia passagem directa da cavidade nasal para a cavidade oral! Isto é, por mais raspagem que fizéssemos, infelizmente aqui em Portugal ainda não existe a radioterapia para os nossos animais :( e este tumor iria recidivar rapidamente e as opções para o animal não seriam as melhores a curto prazo... deixar de comer ou deixar de respirar!
A dona optou então, embora só no final do dia, por eutanasiar o animal... era, muito sinceramente, o melhor para o bichinho (na minha opinião), embora eu tenha ficado bastante triste... pois tinha estado a brincar imenso com o Manchinha e ele era super meiguinho, ronronava tão alto que dava gosto! Porque estas coisas acontecem com animaizinhos tão bons???
Quando a dona se decidiu por eutanasiar o animal a Dra C. estava na cirurgia e a Dra M. a dar consultas, e a Dra C, assim que não precisou mais da luz, pediu-me para eutanasiar o Manchinha... que senti como um peso no estômago... tinha-me afeiçoado bastante a ele. E a Dra C. acrescenta, como se fosse uma coisa perfeitamente corriqueira para mim "Intra-cardíaca!"... nisso a Zhyph toda treme! "Mas eu nunca fiz uma intracardíaca!" "Então está na altura de perderes a "virgindade"" diz a Dra C (cruelmente, devo acrescentar) a sorrir para mim!
Anestesio o Manchinha (com muitas festinhas e ronrons pelo meio) e espero que ele adormeça... a Dra C continua na cirurgia e a Dra M. na sala de consulta... sozinha!??? Ok... ele está a dormir, portanto magoa-lo pelo menos não vou! E começo a sentir uma ansiedade e excitação por fazer a minha primeira administração intra-cardíaca! Em seguida começo a sentir-me culpada por estar ansiosa por fazer uma eutanásia a um gatinho!
Vá já viste isso a ser feito diversas vezes! E como dizem no Greys Anatomy: "See once, do once, teach once!"
Viro-o de barriguinha para cima e palpo-o por cima das costelas para sentir o coração. Exactamente no local da pontinha do dedo onde o senti com mais força (apesar de muito fraquito!), puncturo a caixa toráccica até sentir que estou no local certo... mas ainda incrédula faço o refluxo a espera de bolinhas de ar... sangue? SANGUE!!!! UHHHUUUUU! Estou no coração! E injecto o anestésico! Ainda a meio, volto a fazer o refluxo discrente! Ainda sangue!
(só arranjei mesmo a imagem de ratinho :p)
No final de tudo... mais uma fez sinto-me mal comigo mesma por me ter entusiasmado tanto com a eutanásia e sinto imensa pena de um gatinho tão bonzinho ter de morrer!
Vim para casa ao fim de mais um longo dia... mas trago o Manchinha no coração e ao mesmo tempo uma enorme excitação por ter feito a minha primeira intra-cardíaca! Obrigado por esta possibilidade Manchinha... vai em paz e seja feliz no jardim dos gatos!