sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Desabafo de uma estagiária em final de estágio



Ainda mal comecei nesta profissão e já notei que alguns casos tocam-nos o coração mais que outros...
Casos mais tristes, com fins inesperados, casos perdidos por maior que fosse a luta, ou simplesmente pela personalidade mais carismática de alguns desses bichinhos.

Infelizmente não tenho a foto de todos os que ficaram no coração... mas começam as saudades agora que o estágio está mais próximo da finalização... E como as meninas do Hospital não me deixam postar uma foto delas (bem que eu qria esta recordação no meu blog para a posteridade), decidi postar algumas fotos dos animais que me marcaram mais (alguns dos! Porque da maior parte nem consegui tirar as fotos, e tenho imensas fotos ainda por organizar!).

A gatinha em cima do portátil é a Molly, um caso uma necrose de pele e passou um mês a fazer penso (ou mais?), e ainda por cá anda, mas felizmente quase quase resolvido. Ela é um amor de gata, e agarrava-a ao colo para fazer o penso e só tinha vontade de aperta-la. Apesar do tamanho da lesão, quase não se queixava. É uma linda!

A cadela deitada para fora da jaula, Nina, quadriparésica de repente e sem qualquer razão aparente. Infelizmente donos não tinham posses para fazermos todos os testes que qríamos/precisavamos e acabamos por nunca descobrir a causa e a cadela teve de ser eutanasiada ao fim de 3 semanas no internamento. A cadela, apesar de tudo, era uma jóia. Muito meiga com um olhar carente de fazer pena a qualquer pessoa.

Os dois bebés gatos faleceram no internamento com panleucopénia felina :(  Foram ambos grandes surpresas pois estavam a reagir tão bem e estava tão esperançosa... eu coração partiu mais um bocadinho nestes dias...

Gato do canto superior direito, Popey... super meigo e brincalhão apesar das dores horrorosas que tinha da obstrução urinária constante. Um gato demasiado inteligente para a doença que tinha, pois depois de algaliado (e com funil!), sentava-se e, com as patinhas da frente, arrancava os fios de sutura da algalia... dava para rir se não fosse tão triste e preocupante a situação! Teve de ser operado e fazer uma uretrostomia (retirou o pénis e  fez uma abertura maior para a saída da uretra), costumamos brincar que agora passou a ser Olivia :P

O cãozinho com o boneco, teve um final feliz, uma ssenhora viu-o na propriedade de um cigano que arrumava os carros e ofereceu-lhe 5 euros por ele :D Ele agora tem uma óptima casinha e está enorme! E muito feliz, claro!

A gatinha branca e preta do canto superior esquerdo chama-se Iena! A dona disse que era porque ela era muito feia e com um miado muito estranho :P... ela  agora tem uma mana igualzinha a ela e parecem siamesas, sempre juntinhas... fizemos a esterilização de ambas no mesmo dia e, após umas horas encontramos uma a dormir em cima da outra! Foi um momento lindo, tenho de ver se amanhã tiro a foto da maquina e passo para aqui.

São um todo de momentos tristes e felizes que me fazem ter saudades do local onde estou a estagiar (antes mesmo de acabar o estágio!)... Pessoas muito especiais com quem eu lido no dia a dia, que me fazem rir, que me ajudam e me ensinam em todas as áreas e clientes tb muito especial que eu vou sentir muita falta. Mas já está no momento de seguir a minha vida e ser, finalmente, uma médica veterinária! Falta pouquinho :D

Sem comentários: