SLIDES APRESENTADOS NA PALESTRA
(em baixo descrevi praticamente tudo aquilo que foi dito durante a palestra de acordo com o nº dos slides)
(em baixo descrevi praticamente tudo aquilo que foi dito durante a palestra de acordo com o nº dos slides)
1. Olá a todos, o meu nome é Sabrina Teixeira e venho-vos apresentar muito resumidamente as principais diferenças entre a acupunctura veterinária e a acupunctura humana.
No final irei fazer um resumo do meu trabalho para a minha tese de Mestrado Integrado com o tema "Acupunctura no tratamento da Dermatite Atópica Canina".
2. A acupunctura nos cães e nos gatos é relativamente recente comparativamente à Humana, Equina e outros animais da espécie pecuária. A localização dos pontos foi transposta dos modelos humanos e fortemente influenciado pelo modelo equino.
O tamanho e forma dos membros nos cães e gatos diferem tantos dos Humanos como dos Equinos, o que tornou a tarefa de transposição de alguns pontos um desafio.
3. A distância da articulação do cotovelo à articulação cárpica, nos cães (assim como nos Humanos) é de 12cun. Que poderá ir de 6cm em um Chihuhua (0,5cm 1 cun) a 50cms num Grand Danoir (4cm 1cun).No Chihuhua os pontos de acupunctura poderão estar muito próximos uns dos outros.
O comprimento da 1ª vértebra caudal e a largura da última costela é de 1 cun. A medida por dedos só é utilizada em grandes animais (1cun aprox 3cms – 2º + 3º dedo).
4. A transposição dos pontos de acupunctura nos dedos é complicada pelo facto de o 1º dígito não estar presente no membro pélvico e ser remanescente no membro torácico. Como resultado têm apenas 4 dígitos funcionais.
Mas como os pontos digitais são muito dolorosos nos cães e gatos, raramente estes são utilizados.
Mais diferenças:
-Tamanho agulhas: cães – 2,5; cães pequenos e gatos – 1,8
-Posição dos animais e do terapeuta (dep tamanho, atitude (agressividade), debilidade do paciente) – pé ou deitado? Não vamos deixar um animal débil e fraco em pé durante os 20 minutos, certo? Eu, pessoalmente prefiro que eles estejam deitados e relaxados, mas isso varia de acordo com o perfil e preferências do acupunctor.
-Educação dos donos (sobre diversos assuntos, principalmente sobre as reacções possíveis do animal à acupunctura, o que esperamos dos donos durante uma consulta e o tempo que poderá a fazer efeito – nº de sessões mínimas)
-Canídeos - Aquapunctura (B12 – tónico Chi Baço), charuto de moxa (donos podem aprender e continuar a fazer em casa) e electropunctura para patologias dolorosas e disordens neurológicas.
-Felinos – maior parte destes os pontos são superficiais e acessíveis. Electropunctura apenas com aumento graduado lento da amplitude.
5. Devemos medir o pulso na artéria radial ou femural? Essa será mais uma opção do acupunctor.
A artéria radial tem todo o significado da medicina tradicional chinesa... mas será prática?
Pensemos nos nossos animais de 4 patas, em pé, se queremos medir ambos os pulsos simultâneamente seria complicado (a não ser que o animal tenha alguma finalidade de ficar em duas patas por algum tempo), além de que o pulso deve ser sempre medido na altura do coração! Então vamos deitar o cão para podermos medir o pulso, imagina que é um animal agressivo, deixarias o teu braço ali, tanto tempo, tão perto da boca do animal? Além de que eles não gostam de ter a pata segura durante tanto tempo... Ainda não conveci? E se eu disser que é muito mais fácil sentir o pulso na artéria femural do que na rádial para os nossos animais de companhia?
6. O diagnóstico pela lingua é muito semelhante ao método humano, em relação às localizações dos órgãos, cor, humidade... a única grande diferença é termos de nos adaptar ao seu maior tamanho e um formato ligeiramente diferente... Além do facto de não podemos dizer "Agora diz Ahhhhhhhhhh" :D
(Agradeço esta magnifica foto da língua ao Timon, um paciente fantástico)
Em relação à cor, a lingua dos nossos animais de companhia é um rosa ligeiramente mais forte que o nosso, com uma ligeira capa branca. A dos gatos tem uma capa branca um pouco mais espessa.
7. Eu poderia dizer que a imaginação é o limite para as indicações da acupunctura veterinária! É uma medicina, e como tal, tem o potencial para tratar e equilibrar o organismo em praticamente todas as patologias, em semelhança à acupunctura Humana.
As maiores utilizações da acupunctura no Ocidente é para as patologias crónicas e/ou dolorosas. Patologias onde a Medicina Ocidental não consegue, ainda, chegar.
em relação aos slides da investigação para a minha tese, penso que está tudo já dito no blog, alguma dúvida, podem sempre escrever um mail para vetpunctura@gmail.com.
Espero que tenham gostado e que tenha sido esclarecedor.
1 comentário:
esclarecido :)
Enviar um comentário