quarta-feira, 26 de maio de 2010

LUNA - Primeiro tratamento em meio hospitalar!

A Luna foi a minha primeira experiência de acupunctura no meio hospitalar.



A verdade é que senti que os tratamentos na casa das pessoas correm bastante melhor, pois os bichinhos já têm alguns traumas das clínicas/hospitais e respectivas batas.

Já vêm na rua ansiosos ao verem para onde vão e chegam no consultório uma pilha de nervos ao sentirem onde estão.

Claro que há animais e animais!

A Luna é um caso exemplo de stress na clínica veterinária, segundo a dona é uma paz de alma tanto em casa como na rua e na rua, ainda nem tinha entrado, já andava toda aos tremeliques.

Mas por outro lado, para mim é bastante mais confortável atender 3 ou 4 clientes de seguida no mesmo local do que ficar a andar de um lado para outro, de casa em casa, para fazer a acupunctura, pois é não só o tempo como a gasolina!

A Luna é uma cadelinha amorosa que fez em 2007 uma rotura dos ligamentos do joelho direito e uma consequente luxação da rótula. (Esqueci-me de tirar uma fotografia do Rx, pedirei na próxima consulta!)

Com o tempo formou-se osteofitos (formação óssea) na articulação, com as suas consequentes dores.

Ao tentar defender a perna direita, está a forçar a esquerda, e vejo que também claudica e se ressente do membro esquerdo.

Para completar, é uma cadelinha que também já tem 9 anos e começa com as artrites da idade e referente ao excesso de peso que teve até agora (pois emagreceu bastante agora).

Este é o vídeo onde podemos ver a luna a caminhar antes de entrar para o tratamento


Apesar de tanta ansiedade, posso dizer que a sessão correu bastante bem para uma primeira sessão. Numa primeira sessão os nossos animais, que não compreendem o "porque estou aqui, quem é aquela e o que me vai fazer?", estão sempre bastante desconfiados e sempre atentos ao que se vai passar.

Mas com o passar do tempo, vão relaxando e já sabem o que esperar, deixando colocar as agulhas todas (e mais algumas se fosse necessário).

Com a luna tinha previsto 17 agulhas e alguns pontos de electropunctura, claro que não fiz a electropunctura na primeira sessão, seria dar um passo maior que a perna e a Luna poderia não gostar nada.

Os pontos mais difíceis foram os do joelhos, que de 6 consegui colocar apenas 4 (e com muito reflexo!), ela como resolveu estar sentada contra a parede, não consegui colocar os da perna esquerda, que também não era muito importante para já. Também não coloquei o ponto da patinha... nunca numa primeira sessão :P



Mas compensei com alguns pontos nas costas (o ponto do SHU do Rim, para fortificar um pouquinho o Qi da Luna).

Portanto, anexo aqui os pontos que decidi fazer para a Luna.

PONTOS
METODO PUNCTURA
ATRIBUTO/INDICAÇÃO
Bai-hui
Unilateral (l. média)
Def Yang; membro pélvico
BL54
Bilat; EP unilat
Ponto mestre membro pélvico
BL40
Bilat
Ponto mestre membro pélvico, ponto local
ST34
Unil - EP
Ponto chave patologia joelho
ST36
Bilat; EP unilat
Tónico Qi geral, fraqueza membros post, ponto local joelho
GB33
Unilat EP
Ponto local joelho
GB34
Bilat; EP unilat
Ponto mar para tendões e ligamentos + estagnação Qi Liv
Liv3
Bilat
Ponto Shu Yuan – estagnação Qi Liv
Liv8
Unilat EP
Ponto tonificação local
SP10
Bilat, EP unilat
Mar de sangue, estagnação Xue, ponto local

E aqui está o filmezito da Luna na sua primeira sessão de acupunctura com as agulhas todas postas (todas as 11 e algumas já caídas).


Passei também a fitoterapia (F109- Jian Bu Hu Qian Wan, que significa, pílulas para caminhar a passos largos como um tigre) e vamos a ver se na próxima semana ela já tem menos dores e podemos começar a fazer a acupunctura no joelho ;)

Sem comentários: