terça-feira, 23 de novembro de 2010

Explosão de euforia

Venho escrever, ainda sem muitos detalhes de um telefonema feito à pressa durante uma condução :P

Eu já tinha referido que estava a acompanhar uma gatinha linda chamada Luna que tem Insuficiência Renal Crónica (IRC) faz 2 anos. Começamos a acupunctura para tentar manter a Luna por cá, o máximo tempo possível e nas melhores condições possíveis, uma vez que está estudado que a acupunctura na IRC diminui a frequência de agudizações, existe uma melhoria nos sinais clínicos e aumenta o tempo de semi-vida.

Fizemos 5 sessões de acupunctura, em média de 10 em 10 dias e começamos a fitoterapia apropriada.

Claro que avisei, antes de começarmos a acupunctura, que a IRC é uma patologia que como o próprio nome diz, CRÓNICA! E portanto, não irão haver milagres, que queremos é manter a gatinha bem o máximo tempo possível! Que a doença, por menos que queiramos, irá evoluir e no final, é muito provável que esta doença provoque a morte. Embora o nosso objectivo seja adiá-la o mais possivel e que enquanto a Luna estiver cá, que esteja bem!

Logo após a 1ª sessão de acupunctura (no início da 2ª) observei que a gatinha estava com o pelo menos baço, parecia menos desidrata. Pouco depois (na 3ª ou 4ª sessão) observamos um aumento de peso. Estava contente, mas conheço bem esta doença... mantive-me sempre com o pé atrás.

Na última sessão (5ª) a dona referiu-me que a gatinha tem urinado menos e que tinha vomitado... bom, urinado menos pode ser bom ou mal... depende do quanto menos, da densidade da urina... tantos factores que não tenho como avaliar! E o vómito tb pode ser ou não preocupante... gatos têm bolas de pelos e são carnívoros, portanto até 3 vómitos em uma semana, desde que não seja um vómito agudo e incoerssível, pode também não querer dizer nada! Mas num gato com IRC não quero arriscar a menospresar sinais!

Pedi-lhe para ir, com o máximo de urgência possível na clínica onde começámos a acupunctura, "Tantas Patas", que confiava plenamente no médico e que estaria em boas e competentes mãos! Assim o fez...

Estava com o coração nas mãos para saber o resultado da consulta, muito apreensiva e sempre a pensar "já sabes como é a IRC!". Até que finalmente recebo uma chamada da dona da Luna, ainda no carro acabada de sair do consultório e completamente eufórica!

Disse-me: "Sabrina! Nem eu nem o Dr. Paulo conseguíamos acreditar! A Luna está óptima! Os resultados completamente normais! Ainda bem que estou nas tuas mãos, agora sei que estou bem!"

Bem, eu não queria acreditar, até chorei ao telefone (hormonas!!!)! Fiquei tão feliz, ao ponto de explodir! Essas coisas não acontecem!!! É uma Insuficiência Renal Crónica!!! WOWWWWW

Fiquei nas nuvens, mas coloquei-me rapidamente no sítio! Recomendei voltar a abaixar a dose da fitoterapia para a dose inicial, para ter a certeza que os vómitos não foram disse e passei a acupunctura para de 2 em 2 semanas, uma vez que é uma situação crónica que agora está controlada, podemos espaçar mais os tratamentos! E nos espaços das consultas, também de 2 em 2 semanas, a Luna irá regressar para o sorito.

Estou mesmo feliz! É tão bom ter provas que o que estamos a fazer está realmente a ajudar! :D

Sem comentários: