sexta-feira, 19 de novembro de 2010

LUNA - Progressos

Sei que tenho andado meio silenciosa, mas isso não quer dizer que tenha andado parada :) Muito pelo contrário.

Tenho de colocar as notícias em dia, mas desta vez é a vez da Luna, a minha canichezita que se tem portado tão bem :D

Fizemos 6 sessões semanais e como observei que a Luna andava mais estável e com menos dores, passei para sessões bi-mensais. Ao fim de mais 4 sessões (10ª) achei que seria altura da prova dos 9 com a médica veterinária regular da Luna, que já não a via desde o início da acupunctura, pois sabendo que por vezes nossa cabeça tem tanta ânsia de resultados, começamos a ver resultados onde eles podem não existir com tanta intensidade. Quando é assim, nada como chamar uma segunda opinião, neutra, para saber exactamente em que pé estamos.

Sabemos que a Luna é um caso que sem cirurgia nunca deixará de coxear, pois é um caso crónico de ruptura dos ligamentos de AMBOS os joelhos. Tão crónico que de tantas luxações da tíbia, a articulação tibio-femural já é completamente plana.

Para minha grande admiração (porque por vezes sou um bocadinho pessimista para não me decepcionar), a médica veterinária da Luna  fez absolutamente as mesmas observações que eu (sem eu nunca sequer ter falado)!

- À palpação tem menos dores
- Pousa melhor a pata e não tem os joelhos tão lateralizados ao andar

(observem as agulhinhas no seu joelho... tão bem que a Luna se anda a portar para a acupunctura :D)

Ficámos muito contente por ver a evolução da Luna (tenho os vídeos, colocarei no blog assim que tiver paciência para trabalha-los, que ultimamente não tenho tido muito tempo...), mas eu ainda não fiquei satisfeita... Temos de fazer um RX e ver na realidade como o joelho está!

Diziam-me: "Mas tás louca? Esperas ver alguma coisa no RX? A patologia dela é crónica e se tem de andar para algum lado é para frente?"

Ao que eu disse: "Bom, então vamos ver o quanto para frente andou ou se pelo menos está estabilizado! Aproveitamos e fazemos uma análise de check-up uma vez que a Luna não está a andar para novita e já está a tomar fitoterapia há 3 meses! Não é suposto ter qualquer efeito secundário mas todos sabemos que cada animal reage de maneira diferente aos medicamentos, e portanto, a fitoterapia não há de ser diferente, principalmente para cães velhotes!"

Com resultados tão bons, passámos então para sessões de 3 em 3 semanas e marcamos o RX após a 13ª sessão.

E cá está o resultado que deixou-nos a todos de boca aberta...

(as imagens não foram arranjadas de qualquer maneira)
Joelho esquerdo antes da 1ª sessão     




Joelho Direito antes da 1ª sessão



Pode-se observar nestas imagem o "pózinho" dentro da articulação, que são osteofitos provovados por detritos ósseos e má circulação, observa-se também a inflamação óssea (o brilho no osso) e a diminuição do espaço intra-articular e detrimento da cartilagem. (na tíbia a zona da cartilagem está bastante alta).



RX Joelho ESQ após 13ª sessão




RX Joelho DTO após 13ª sessão



        
Em ambos os joelhos após a 13ª sessão, conseguimos observar que:

- Já não há "pózinho" dentro da articulação
- aumento do espaço intra-articular
- diminuição da inflamação perióstea (os ossos já não "brilham")
e, contra tudo aquilo que aprendemos que poderia acontecer, existe uma reconstrução da cápsula articular!!!

Quando vi o RX da Luna não quis acreditar! Mas fiquei em silêncio, pois poderia ser a minha cabeça a querer ver coisas. Mas as médicas que costumavam acompanhar a Luna ficaram também incrédulas, não conseguiam acreditar no que tinham à sua frente! Mas era a verdade! A situação da Luna não só estabilizou como houve uma melhora substancial.

Esta análise do Rx da Luna foi feita pelas médicas do Hospital Veterinário.

Fiquei muito contente, mas ainda faltavam as análises... que estavam simplesmente perfeitas! Como nova! Rins, fígado, glicémia... tudo perfeito!

Eu quando comecei a estudar a acupunctura (faz agora 4 anos), era desconfiada, bastante céptica, pois sou uma pessoa que gosta de resultados palpáveis e que sou "ver para crer". Como nunca tinha feito acupunctura (em mim) nem conhecia quem fizesse, nunca tinha acompanhado casos clínicos... era difícil acreditar em algo que nunca tinha observado resultados.

Comecei a trabalhar mesmo em acupunctura, a acompanhar casos faz agora 1 ano, inclusivé com a investigação para a tese de mestrado, só posso dizer que até hoje a acupunctura sempre me forneceu resultados acima do esperado!

Sem comentários: