quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Cão aspirador

Aparece-nos um cãozito com vómitos a alguns dias e dores abdominais algo intensas...

Perguntámos:
"Ele costuma roer ou comer coisas que não deve?"
"Sim, as vezes... mas neste momento não sinto a falta de nada e ele não sai de casa..."
"De certeza?"
"Ah sim, desta vez ele não comeu nada que não devia, de certeza!"

No Rx não se via nada além de gás, e na eco houve algumas desconfianças, mas nada absoluto ou conclusivo...

Partimos para cirurgia? E se não for nada? Esperamos?
Bom, pesou-se ou prós e contras, e decidiu-se partir para a:

- LAPAROTOMIA EXPLORATÓRIA
  
Qual não foi a nossa surpresa quando: 





 
 ?
 ?
?

Pera, mas ainda não acabou???


 
 


Bom... pelos vistos a dona não dava muito uso à bolsinha do telemóvel! Será que ela vai querer levar? :P


terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Sol + Gatos brancos? - Antes e Depois -

Como durante o estágio muitas vezes estava demasiada cansada sequer para o simples acto de ligar o computador...
Tenho que ir colocando as imagens em dia agora...

O carcinoma espinocelular é um tumor maligno muito agressivo (com rápido crescimento mas demoram para criar metástases) e muito comum em gatos brancos que "apanham" sol directo, provocando uma reacção cutânea.




 É certo que os nossos gatinhos adoram apanhar o seu banho solar, se for preciso passam o dia inteiro ali à janela ou na varanda (no caso dos meus) a deliciarem-se... Mas temos de ter muito cuidadinho, principalmente nos gatos brancos (ou com as orelhas/ focinho branco), pois o risco situa-se exactamente nas zonas despigmentadas e com pouca pelagem para a protecção (orelhas, lábios, palpebras e nariz) e com exposição solar.

Os cremes de protecção solar poderão ajudar, mas o risco não deixa de existir apesar destes! A melhor forma será controlar a exposição dos nossos gatinhos ao sol (igualzinho as crianças!).

Prevenção após uma dermatose solar felina:
- Manter o gato em ambiente interno e evitar exposição solar entre as 9h e 16h
- Aconselha-se o uso de protector solar à prova de água com o factor de protecção 30, no mínimo duas vezes ao dia nas orelhas (nos gatos n é recomendado à volta da nariz, olhos ou boca.
- Extirpação cirurgica, tratamento à laser ou crioterapia

O tratamento será tanto mais eficaz quanto mais cedo for detectado o tumor e mais agressiva a cirurgia! Como alternativa, se já muito tarde para cirurgia, a quimioterapia é uma opção.

Aqui está a foto, após a cirurgia, de uma gatinha que tinha Carcinoma espinocelular na orelha direita



E aqui, a mesma gatinha, exactamente 1 anos após a cirurgia:



Bibliografia:
Linda Medleau & Keith Hálica. Dermatologia de Pequenos Animais - Guia Terapêutico, 2003.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Amputação peniana

Claro que eu tinha que comentar a amputação do pénis!!! :D
O cão tinha  uma tumefacção ou formação nodular na ponta do pénis (ainda não sabemos do que se trata, a peça foi para análise)
A cirurgia foi simplesmente linda, adorei! Ainda tive a possibilidade de dar uns pontinhos ;)
Pena não termos precisado de cortar o osso peniano :(
Fica para a próxima! :P







Mas engraçado engrado foi ver a reacção masculina às imagens... isso será também memorável! (hehehehe)

O Futuro está perto!

Como devem calcular pelo meu post anterior, o meu estágio já foi finalizado há mais de uma semana.

Ainda n escrevi nada sobre esse momento pois foi uma grande confusão de sentimentos, uma grande alegria por estar a dar mais um passo em frente, mas uma grande tristeza por estar a "abandonar" um local que eu gostava tanto de estar, onde aprendi tanto e que considerava (e ainda considero) as pessoas como um prolongamento da minha família! Onde me descobri como uma médica veterinária, evolui, aprendi e diverti-me imenso!


(infelizmente a Dra. T e a minha orientadora, Dra S, n estão presentes nesta foto, pois foi tirada para fazer um postal de presente para a minha orientadora e a Dra. T estava de baixa de parto, hei de voltar lá um dia e tirar uma foto de TODAS nós juntas!)

A parte mais triste foi o "limpar" o cacifo que elas me tinham oferecido... um cacifo com o meu nome escrito! (Quantos estagiários têm um cacifo com o seu nome no local onde vão apenas estagiar???)
Quando voltei para assistir uma cirurgia interessante (de um pólipo auricular), deu-me uma certa alegria em ver que ainda não haviam retirado o meu nome do cacifo... quase um reconforto!
(Hoje voltarei lá novamente para assistir à remoção de um tumor peniano!)

Fiz um jantar de despedida em minha casa, infelizmente não tenho fotos, pois numa das minhas aventuras tropecei e caí em cima da máquina, ficando sem máquina fotográfica :'(
Foi lindo e triste ao mesmo tempo, vieram quase todas e a Dra. C inclusivé deu-se um trabalho de me fazer uma surpresa com um "bolo Bimby" (a sua paixão) de chocolate com mousse de chocolate (a minha paixão :P). A Dra. T deixou o seu bebé em casa para estar presente também neste momento! Estiveram todas presentes, a minha orientadora (Dra. S) e as auxiliares (I e C!!!), excepto a auxiliar D. :( Pois infelizmente tinha um trabalho importante para entregar no dia seguinte...

Neste fim de semana acompanhei-as no congresso de Montenegro... onde, pelos vistos, estavam por volta de 1400 médicos veterinários!!!




Foi muito interessante e aprendi muito! Mas, principalmente, voltei empolgada por andar para frente com a acupunctura! Era coisa que eu não sabia se iria dar saída (ou alguma entrada) pessoal ou não, se outros locais teriam algum interesse...

A primeira coisa que eu fiz foi, dar um nome à minha futura prestação de serviço, de acupunctura veterinária... adivinhem lá???

VETPUNCTURA   

Original não? :P Porque não utilizar um nome que tem crescido comigo?
Agora terei apensas de pensar num logotipo e fazer contacto com clínicas e hospitais veterinários que possam estar interessados no meu serviço :D
E estou tão feliz por, não só poder fazer aquilo que amo como o facto de existir interesse exterior por aquilo que eu amo fazer! Não é uma sorte?

E agora, ao mesmo tempo... Tenho de acabar a TESE!!! Arghhhhh!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

"The future is not ours to see!"

ESTOU A UMA SEMANA DO FINAL DO ESTÁGIO!!!!

Mal posso crer! Pensei que este dia nunca chegaria!

Já tive o meu post "dramalhão", com saudades e despedidas, e a realidade é que terei IMENSAS saudades do pessoal, do local, dos bichinhos, do bom ambiente que existe... Mas está na altura! :D E eu estou tão contente por finalmente estar a chegar nesta fase de minha vida!

Poder finalmente ser a "Doutora" que eu sempre quis ser! Parece um sonho a tornar-se realidade!

E sei que chega na altura do grande ponto de interrogação do "E AGORA???" Mas sinceramente?

"I DON'T CARE!!!"

Cheguei ao fim do curso, ao fim do estágio!
Eu fui capaz! Eu sobrevivi!

"O QUE SERÁ, SERÁ!"

Sei que ainda tenho muito para aprender e evoluir, e espero não parar nunca, mas esta fase da minha vida já ninguém me tira! :D

Sim, sim... ainda tenho que terminar de escrever a tese, terminar a investigação sobre a atopia e acupunctura, defender o mestrado e esperar o meu número da ordem... e somente a partir deste ponto poderei exercer tudo aquilo que estive até agora a aprender. Por mais que este momento ainda me pareça tão longe... nunca esteve tão perto! E como dissem nossos professores da FMV quando chegamos aqui: "Quem aqui chegou, tem o curso feito!" E agora será apenas uma questão de tempo!




Estou tão feliz... tinha que deixar um pouquinho desta felicidade por aqui e compartilha-la, certo? ;)