terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Sol + Gatos brancos? - Antes e Depois -

Como durante o estágio muitas vezes estava demasiada cansada sequer para o simples acto de ligar o computador...
Tenho que ir colocando as imagens em dia agora...

O carcinoma espinocelular é um tumor maligno muito agressivo (com rápido crescimento mas demoram para criar metástases) e muito comum em gatos brancos que "apanham" sol directo, provocando uma reacção cutânea.




 É certo que os nossos gatinhos adoram apanhar o seu banho solar, se for preciso passam o dia inteiro ali à janela ou na varanda (no caso dos meus) a deliciarem-se... Mas temos de ter muito cuidadinho, principalmente nos gatos brancos (ou com as orelhas/ focinho branco), pois o risco situa-se exactamente nas zonas despigmentadas e com pouca pelagem para a protecção (orelhas, lábios, palpebras e nariz) e com exposição solar.

Os cremes de protecção solar poderão ajudar, mas o risco não deixa de existir apesar destes! A melhor forma será controlar a exposição dos nossos gatinhos ao sol (igualzinho as crianças!).

Prevenção após uma dermatose solar felina:
- Manter o gato em ambiente interno e evitar exposição solar entre as 9h e 16h
- Aconselha-se o uso de protector solar à prova de água com o factor de protecção 30, no mínimo duas vezes ao dia nas orelhas (nos gatos n é recomendado à volta da nariz, olhos ou boca.
- Extirpação cirurgica, tratamento à laser ou crioterapia

O tratamento será tanto mais eficaz quanto mais cedo for detectado o tumor e mais agressiva a cirurgia! Como alternativa, se já muito tarde para cirurgia, a quimioterapia é uma opção.

Aqui está a foto, após a cirurgia, de uma gatinha que tinha Carcinoma espinocelular na orelha direita



E aqui, a mesma gatinha, exactamente 1 anos após a cirurgia:



Bibliografia:
Linda Medleau & Keith Hálica. Dermatologia de Pequenos Animais - Guia Terapêutico, 2003.

2 comentários:

Anónimo disse...

não sei o seu nome mas como ficou bacana esse relato de caso, rico com fotos e alertando os donos desavisados que tem gatinhos brancos, parabens viu!!!!! adorei!!! felicidade e sucesso pra voce!

Nádia disse...

Tenho uma gata na mesma situação e fiquei muito feliz em ver o resultado que essa linda gatinha ficou. Gostária de saber como ela está hj?