quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Caso um - Pierrot

Para a tese do mestrado terei de apresentar pelo menos 3 casos clínicos (com a acupunctura, afinal é este o tema da minha tese), e durante algum tempo estivemos a pensar no caso ideal.
E o que é o caso ideal (perguntam vocês)?

O caso ideal tem que ter 4 aspectos importantes:
  1. Ser interessante
  2. A acupunctura poder ajudar alguma coisa no caso e ter como provar esta ajuda
  3. O dono aceitar
  4. O animal aceitar :D Isso quer dizer q o animal deverá ser meiguinho o suficiente para ser puncturado e ficar pelo menos 20 minutos quietinho com as agulhas.
E acreditem ou não, mas juntar estes 4 pormenores é extremamente complicado!

Mas então, graças à Dra. C. que me sugeriu o caso, surgiu o Pierrot! Pierrot é um gato de 14 anos com osteoartrose (aspecto 1, é interessante) - apareceu há 1 ano com dores articulares, neste momento tem as articulações inflamadas e os ossos deformados, dores e dificuldade de locomoção. E neste momento já não pode tomar corticos pois começou a fazer reacção (vómitos).

Portanto, não só a acupunctura pode realmente ajudar bastante neste caso como temos meios bastante bons e objectivos para medir a evolução (aspecto 2): fotos antes e depois, filmagens do gato a andar antes e depois, Radiografia do antes e depois, analises sanguíneas e analises específicas (anticorpos anti-nucleares e o factor reumatóide).

A dona aceitou prontamente (e ainda referiu que se não funcionar nele poderia fazer nela :D) e o gato (sim, irei fazer acupunctura num gato!) é bastante meiguinho e já lhe puncturei para mostrar a dona que não lhe provocava dor e o gato nem olhou, continuou deitadinho como estava. Inclusivé puncturei-me a mim própria na frente da dona para esta ficar completamente convencida (aspecto 3 e 4!!!).

Já tenho as fotos, a filmagem, a radiografia, ficam a faltar as análises e na próxima semana estarei mais que pronta para meter a mão na massa! :D E depois é cruzar os dedos para ter bons resultados para apresentar.

Em relação à acupunctura, ainda vou estudar melhor este caso sob a perspectiva da Medicina Tradicional Chinesa e depois entrarei em maiores detalhes. Fica aqui a lígua do gato, instrumento muito importante para o diagnóstico para a Medicina Tradicional Chinesa.

Apresentando-se neste caso avermelhada.

Sem comentários: