segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

As cobaias

Pois é, para quem está a aprender acupunctura, uma boa cobaia é o mais importante.

Apresento-vos então as minhas vet cobaias :D


Bê (minha gata)......Preto (meu gato)..... Timon ("sobrinho")

Bem... o Preto não pode ser considerado cobaia, uma vez que quando o tento puncturar, ele consegue tirar a agulha com a boca (onde quer q ela esteja) e foge com ela! E das duas vezes que experimentei resultou comigo a correr atrás do preto completamente desesperada. :O

A Bê é bastante mais pacífica e deixa ser puncturada a vontade, não reclama e nem sequer se mexe. O único senão é que ela não tem nenhuma patologia para eu tratar (felizmente para ela!).

Mas eu felizmente tenho a minha cobaia ideal! O Timon! O filho do irmão "catatua" mais velho.

O Timon tem hipersensibilidade a ácaros e está neste momento a fazer o tratamento (as vacinas para a dessensibilizações).

As vacinas são formuladas com base em resultados com testes cutâneos ou hemograma (sangue) e serve para evitar ou diminuir a quantidade de corticoesteroides para o controle da sintomatologia do animal (quando este é necessário mais de 4-6 meses por ano ou por ineficácia da terapêutica). A resposta às vacinas é lenta, podendo ir até 1 ano. Sendo que existe sucesso da terapia em apenas 60-80% dos casos. Então, porque não dar uma mãozinha ao destino com a acupunctura, ahn?

Portanto, foi exactamente isso que "resolvemos" ( :P), dar uma mãozinha ao destino para tentar pelo menos diminuir o prurido (comichão).

E o que a acupunctura diz sobre as alergias?

A acupunctura é utilizada para restabelecer a homeostasia interna (o balança do Yin e do Yang), através da regulação do Qi (lê-se Chi - é considerada a energia do individuo) e do sangue (Shue).

Da perspectiva da Medicina Tradicional Chinesa, em todas as patologias imunomediadas herdadas ou adquiridas, existe um desequilíbrio do Zheng Qi (é uma das energias, uma parte do Qi, que é considerada a energia defensiva do organismo, que corresponde ao Sistema Imunitário isso alguns milhares de anos antes de o ocidente ter descoberto o Sistema Imunitário!). Portanto a grande eficácia da tonificação do Zheng Qi e a expulsão do Xue Qui (agentes patogénicos que provêm do exterior) tem uma grande utilidade clínica para os casos de Hipersensibilidades.

A hipersensibilidade a agentes externos é considerado uma patologia Vento-Calor, em que se observa uma língua vermelha ou ligeiramente seca e um pulso rápido.

Os pontos que eu puncturei foram:

  • GB20, BL10 e BL12 - para retirar o vento (agentes externos do corpo) e parar o prurido
  • BL17 e SP10 - para melhorar a corrente sanguínea e "matar" o vento
  • Er-jian e Wei-jian (ponta das orelhas e ponta da cauda) para diminuir o calor
A hipersensibilidade é uma patologia crónica e portanto, apenas uma sessão não é minimamente suficiente para sequer a cura sintomática, o ideal seria em momentos como estes, de uma sintomatologia mais exuberante, três sessões na 1ª semana e duas sessões por semana por pelo menos 1 mês, passando depois a uma sessão por semana, reduzindo gradualmente.

Mas nem tudo foram rosas, pois não é por menos que a alcunha do nosso querido "sobrinho" é Timonstro!!! Um cão de 2 anos que padece de uma terrível doença chamada hiperactividade (para grande desespero de seus donos). E agora o terrível momento... puncturar um cão que não para 1 único segundo quieto e que ainda por cima está cheio de comichões???

Mas foi bem melhor que o esperado, apesar dos donos terem medo de agulhas (o dono nem quis estar presente e a dona fechava os olhos cada vez que eu colocava uma agulha :D), para a surpresa de todos nós, Timon deitou-se e manteve-se relativamente quieto durante os 20 longos minutos que durou a sessão. Tirando as agulhas da ponta da orelha e da ponta da cauda que talvez tenham durado uns 20 segundos e alguns pontos que só consegui puncturar de um dos lados, ele não mostrou qualquer desconforto ou dor às picadas e manteve-se sossegado.
Conseguimos até tirar algumas (muitas) fotos de tão surpreendidas que ficamos.

Claro que a primeira coisa que o Timon fez quando retirei as agulhas foi coçar-se... bem não podemos esperar milagres numa 1ª sessão, pois não? :D Ficaremos (eu e o Timon) a espera da próxima oportunidade, não é Timon??? Lindo menino!



Podem ter uma perspectiva dos donos do Timon aqui

3 comentários:

Luis Landeiro Ribeiro disse...

Agora que começou, não podemos mais parar :P, quando é a próxima sessão?

Sofia disse...

Isto é tudo uma calúnia! Cão mais sossegadinho que o meu não há! Um anjinho! lolololol

VetPunctura disse...

Assim q é, temos de dizer as coisas com muita convicção e pode ser que aconteçam! Boa sorte! :P