sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Saudades Estrelinha...

Era uma vez uma gatinha cega... :D

Certo dia (há aproximadamente um mês atrás) uma senhora chegou ao HVet com uma caixa de papelão fechado, disse que era um gato cego muito feroz que tirou da rua e que seria para eutanasiar. Entretanto perguntou se poderia ir ao café, pois ainda não tinha tomado o seu pequeno almoço...

Trinta minutos depois... "Onde está a senhora?" A assistente vai ao café a procura... NADA! Foi-se embora e deixou-nos o gato! Sim, infelizmente ainda existe pessoas sem coração que fazem este tipo de coisas.

Bem, vamos lá ver o que ganhamos de prenda... Mal abrimos a caixa voa-nos umas garras e voltamos a fechar a caixa rapidamente... Ufff! Bem, vai ter mesmo de ser, abrimos a caixa devagarinho e um gato muito magrinho e miudinho olha para nós e faz FFFFFFFFFuu!

O gato tem a caixa cheio de fezes, a comida virada ao contrário e a cheirar muito mal... Bem, vamos por o gato numa das jaulas para nos decidirmos o q vamos fazer com ele... Deve ser novito... 5 ou 6 meses talvez, pelo tamanho...

Enquanto isso, eu encho-me de coragem, ponho as luvas de couro de protecção, enrolo meu braço com uma toalha e com uma pinça vou tirando as fezes da caixa de papelão. FFFFFFuuu, continua a bufar o gato. Quando acabo (com a luva de couro) tento fazer umas festinhas na cabeça do gato... e ele deixa! :O (Talvez só esteja assustado).

Olhamos para os olhos dele e existe 1 bolha enorme em cada olho, provavelmente provocada pela coriza que ele tem neste momento (gripe dos gatos, afecta muitas vezes os olhos provocando conjuntivite e posteriormente ulcerações oculares). Fui para casa com o coração na mão, enquanto isso a Dra. T. (se eu não me engano) consegue pegar no gato e verifica que este é uma menina afinal. E retira-a da caixa.

No dia seguinte regresso com algum medo do que esperar... será que eutanasiaram a pobre gata? Eu até consigo perceber, a gata não estava minimamente saudável, era cega, estava em muito mal-estado e qual seria o bem-estar dela? Provavelmente até seria para o melhor dela... Mas a verdade que ainda me dói muito estes casos...

Chego na clínica e... lá está a gata! :D Não só lá continua como está a ser tratada e medicada! "Vamos ver o que conseguimos fazer por ela e se a conseguimos recuperar e arranjar um dono" (Yesss!)
Entretanto começamos a medica-la 2x por dia, a gatinha tinha coriza, anemia, desidratação (muito grave), caquexia (para além do magro) e uma bola em cada olho (cega!).

Dia após dia fui tratando da medicação dela (juntamente com as outras Dras) e fui vendo que afinal ela n era assim tão má. Bufava sempre que abríamos a jaula, mas assim que lhe tocávamos na cabeça ronronava cada vez mais alto. Aos poucos fui me ligando e me dedicando cada vez mais à causa (embora provavelmente perdida logo de início).

Mando um mail com a foto da gata para todos os mails e mailing lists que eu conhecia a ver se alguém poderia ficar com a gata... será?

Duas semanas depois e ainda nenhuma resposta... está a chegar ao prazo que lhe tínhamos dado, e eu compreendia, pois o Hospital tinha tentado de tudo, além de lhe dar um abrigo e comida, deu-lhe tratamento (e não foi pouco que ela precisava) e não podia continuar com estas despesas indefinitivamente, afinal é um hospital e não uma instituição de caridade. E acreditem, este hospital fez muito mais que muitos hospitais com ala de adopção faria por um gato com estes problemas todos, e por isso estou muito orgulhosa e mesmo aliviada por estar a fazer um estágio num local assim. Mas estava a chegar a hora... e o meu coração apertava cada dia mais...

No penúltimo dia recebo um mail da sos animal! "Não deixe que nada aconteça a gata, nós conseguiremos arranjar-lhe um dono e se não puderem ficar mais tempo com ela arranjaremos-lhe uma familia de acolhimento temporário" Fuuuuuuu!

Um peso enorme sai de minhas costas, nem posso acreditar! Entro em êxtase por momentos e salto pela minha sala como se estivesse completamente maluca ( e estava!).
Corro no dia seguinte para a clínica a dar as boas notícias, que visivelmente também tirou um grande peso dos ombros de todos, um alivio geral!

A gata ainda ficou até ao final da semana conosco, onde pudemos acabar o tratamento dela, ela já estava a ficar gordita e já via alguma coisa (talvez sombras, pois conseguia saber onde estavamos e tinha reflexo de aproximação). No dia anterior à sua entrega fiquei eu e a minha orientadora na clínica, depois do horário de trabalho, para fazermos a sua castração (o local onde ela iria teria outros gatos, além de que é mais fácil de dar uma gata já castrada, e principalmente porque uma gata castrada antes do 1º cio tem uma probabilidade muito menor de tumores mamários de futuro, mas a castração será uma conversa para outro post!).

Preparo tudo para a cirurgia, como é o hábito, preparo a sala, ajudo a "depilar" a gata e esterilizo a zona da gata onde se irá proceder a cirurgia e de repente, a minha orientadora passa-me o bisturi... "Força!" :DDDD "Sério???" com os olhos muito esbugalhados, nunca tinha feito nenhuma cirurgia antes, ainda só auxiliei e observei para aprender o máximo possível para quando o dia chegasse eu estivesse pronta... Não estava!!! E agora? Esqueci-me de tudo o que aprendi, um branco completo!!! O que eu faço?? E minha orientadora repete, pois eu congelei por segundos "Vá! Força!", e finalmente o momento mais esperado de todos os meus longos 5 anos do curso... eu pego no bisturi!

A cirurgia correu... muito devagar! Esta cirurgia normalmente é feita em 30 minutos, talvez 20, eu fiz em 1 hora e meia :D Mas fiz! Com alguns desastres pelo caminho, nada que a minha orientadora não conseguisse salvar (mas aprendi com eles e com certeza nunca mais os farei!) e a tremer feito vara de bambu verde!

No final a gatinha ficou óptima (afinal depois de lhe termos conseguido ver os dentes chegamos à conclusão que ela devia ter uns 7 meses) e no dia seguinte já estava na hora de entrega-la... Mais uma vez meu coração doía, durante quase 3 semanas ela fez parte do meu dia a dia, dediquei tanto carinho e amor para ela, e sei que nesta época perdi muitos casos para estar com ela, fazer-lhe os tratamentos e brincar com ela... tenho pena de ter perdido os casos, mas não me arrependo, pois agora sei que dei o melhor que lhe poderia ter dado, que além dos tratamentos foi o meu carinho. E estou feliz por isso.

Adeus gatinha, vou ter saudades... muitas! Obrigado pela possibilidade da minha primeira cirurgia. Espero que arranjes o melhor dono do mundo. Um que te dê muito amor e carinho.

Recebi hoje a notícia da Sos animal que a gatinha está óptima, agora chama-se Estrelinha, é mesmo muito meiguinha e que está a habituar-se aos outros gatos que têm em casa e a desenrascar-se sozinha. Na próxima semana tem consulta marcada com oftalmologista veterinário para ver se se consegue recuperar a sua visão (esperemos que sim, estamos a torcer por ela). Ainda estão a procura de um dono...

2 comentários:

Luis Landeiro Ribeiro disse...

Os olhos inchados e inflamados, faziam muito impressão, mas era ainda mais meiga que os nossos gatos. Conseguimos leva-la de carro sem ela se manifestar uma unica vez. Os nossos dois gatos transformam-se em buzinas temporaria cada vez que os levamos a algum tempo.
Espero que tudo de bom corra com esta gata, depois do que sofreu bem merece.

aprendiz disse...

Parabéns por salvar(em) esta gatinha. Li este post com a lágrima "no canoto do olho", estes relatos emocionam-me sempre. Fico feliz por haver corações (e de veterinários ;D ) por este mundo tão indiferente!! Bem haja!