sexta-feira, 21 de novembro de 2008

E a acupunctura?

A acupunctura entrou em minha vida por volta de 3 anos atrás, durante o meu 3º ano do curso de Medicina veterinária, graças à um amigo de família e acupunctor.
Eu já conhecia a acupunctura e outras medicinas holísticas, sempre fui grande fã. Mas foi há 3 anos que descobri que existia este curso de Medicina Tradicional Chinesa (que é constituído por acupunctura e fitoterapia) em Lisboa, e melhor ainda, que poderia ser aplicada aos animais.

Foi neste momento que toda a minha existencia fez algum sentido! A acupunctura sempre me fez todo o sentido, e está comprovada cientificamente por uma data de testes, existem artigos cientificos e livros muito bons, porque não utilizá-la para os nossos animais??? Porque não complementar a medicina ocidental com a medicina oriental, em todos os imensos "buracos" que existem na ocidental? Existem tantas patologias que a medicina ocidental não consegue fazer nada... Porque não? Patologias crónicas, patologias do sistema imunitário, patologias do sistema musculo-esquelético (hérnias!)... tudo isso é possível de ser tratado com a medicina tradicional chinesa (MTC)! :O E como se não bastasse, ainda serve para aumentar o bem-estar dos bichinos quando existe dor. Era mesmo isso que eu andava à procura!

Durante o meu 4º ano de MV, finalmente inscrevi-me no curso de MTC. Fiz o 1º ano do curso e tranquei a matrícula durante o 5º ano para conseguir acabar o curso de MV (não é fácil conciliar os 2 cursos!). O curso de MTC é constituído por 5 anos e mais um estágio de 3 meses (que eu faço questão de fazer) na China. O curso é 1 ou 2 fins-de-semanas intensivos por mês e temos um exame final da matéria leccionada no ano inteiro! Que não é nada fácil! Damos nestes fins-de-semana a mesma matéria que alunos com melhores disponibilidades de tempo dão no curso diário, ou seja tudo muito mais resumido e muito menos explicadinho (Pobre de nós!).

Voltei a inscrever-me e agora estou no 2º ano do curso, assistindo aulas aos fins-de-semana, seminários e aulas extra-curriculares nos fins-de-semana livres (também de MTC) e trabalhando como estágiária no Hvet... Ahhhh, e quase que me esquecia! Ainda tenho uma tese para escrever e exames por fazer (em Janeiro e em Junho)... pobre mim! :(

Mas sabem que mais??? Estou completamente e absolutamente a AMAR! São duas coisas que eu adoro fazer e aprender cada vez mais e não só! Tem sido os melhores momentos de minha vida! Divirto-me imenso e tenho conhecido pessoas absolutamente fantásticas, que me ensinam imenso, me apoiam e puxam imenso por mim (um grande agradecimento a todo o pessoal do Hvet! Sr(a)s Dr(a)s, Sra Enfermeira (futura Sra Dra) e inclusivé às assistentes, eu tive mesmo muito sorte).

Sem comentários: