segunda-feira, 9 de março de 2009

Dúvidas - Ainda chucha? (cont)

Estive a tirar as minhas dúvidas com as vets do hospital onde estou a estagiar.

Em geral as minhas informações são as mais correctas, o "chuchar" os peluches não fará nenhum mal, a não ser que ele roa e engula alguma coisa. Mas fiquei com a ideia de que esse não seria o caso.

Parece que estes casos são bastante mais frequentes do que eu imaginava, embora como a minha orientadora me esclareceu, mais frequente em gatos.

E uma coisa que me esqueci de dizer, 5 semanas e meia não é assim tão cedo para ser retirado da mãe, outros cães foram retirados tão cedo quanto ou mais e não desenvolveram este comportamento. Esse comportamento é, como eu disse, geralmente despoletado pelo stress ou ansiedade, é possível ter-se desenvolvido quando foi retirado da mãe, mas pode ter sido outra razão qualquer.

Existe alguma ocasião especial para que isso aconteça? Por ansiedade de separação? Quando os donos ralham? Ou simplesmente quando está aborrecido?

2 comentários:

Sara Alves disse...

Alo Vet :)
obrigada por todo o esforço.

Normalmente ele chucha quando está aborrecido, quando quer brincar mas nós não temos tempo para ele. Então entretêm-se a chuchar.

Nota: ele não foi retirado da mãe com 5 semanas e meia. Ele deixou de mamar com 5 semanas e meia (a mãe já não deixava). Ficou ao pé dos irmãos e mae até às 7 semanas.

Sara Alves disse...

Olá,

Aqui está o post, com um vídeo do artista a chuchar :)

http://update-pufas.blogspot.com/2009/03/pacifier-obsession.html
Sara