domingo, 1 de março de 2009

Good girl!

Esta semana fiquei (bem) impressionada comigo mesma por já conseguir fazer um bom diagnóstico diferencial (DD) (saber as patologias mais importantes de acordo com os sintomas apresentados).

Consegui distinguir o aspecto típico de um cão com leishmaniose (mesmo que não o tenha)! Ainda me lembro quando nos primeiros dias a minha orientadora explicava-me, com muita paciência uma vez que nunca tinha visto um cão com leishmaniose antes, como reconhecê-los (ainda se lembram do episódio do Joca com a hemorragia nasal?).

Apareceu-nos esta semana um cão de por volta de 16 anos, com um aspecto terrível, zonas de alopécia (sem pêlos) enorme, crostas e feridas não cicatrizadas pelo corpo todo. O pouco pêlo que lhe restava era grosso e aspero. Inclusivé a principal razão da consulta era que a pele do cotovelo havia "caído" e tinha a articulação e osso exposto com o tecido necrosado (morto). Acreditem, o aspecto era simplesmente terrível! (e o cheiro n era melhor!)

O cão ainda não tinha feito o teste e as médicas, exactamente por o cão ser um caso tão típico de leishmaniose e também por o dono não ser exactamente um visitante regular, pensavam que o teste já tinha sido feito e tinha dado negativo. O que aconteceu pelos vistos foi, o dono na altura (há alguns anos atrás) não quis fazer o teste a este cão mas fez ao seu outro cão que deu negativo, mas já tinha sido há muito muito tempo, daí a confusão. Ainda bem que eu sou curiosa e fui ler a ficha, e não tinha lá nada escrito acerca do teste ter sido negativo. Eu fui tirar a dúvida com a médica responsavel pelo caso (à parte obviamente) ao qual ela perguntou ao dono se o teste tinha sido feito.

Depois desta confusão ser esclarecida, fomos rapidamente mandar o sangue para analises.

"What a good girl I was!" :P


P.S: Aqui está como a leishmaniose cutânea se parece (fotos retiradas da net)

Sem comentários: