domingo, 8 de março de 2009

Dúvidas - Ainda chucha?

Recebi um pedido de esclarecimento de dúvidas:

Olá Vet :)
Aproveito a dica para perguntar:
Tenho o Pufas, um golden lindo de 7 meses.
Penso que tem um perfil muito equilibrado em termos de comportamento e obediência.
Mas tem uma obsessão que nos tem intrigado: ele mama nos bonecos de pelúcia.
Faz isto desde sempre...
O vet disse que poderia ser por ter sido desmamado cedo de mais, Ele esteve com a mãe até às 6 semanas e meia, mas a mãe começou a afastá-los mais ou menos às 5 semanas (já tinhas as tetas muito feridas).

A minha questão é:
Este comportamento pode ter consequências futuras?
Devemos deixá-lo ou não?

Até agora não temos feito nada... deixamo-lo estar sossegadinho a mamar no boneco
Beijinhos e bom trabalho

Olá Sara,

Infelizmente os problemas de comportamento ainda estão muito pouco estudados. E eu estava com a esperança que começassem com um problema mais fácil como ansiedade de separação, agressividade ou problemas de eliminação em gatos :P.

Nós na faculdade aprendemos muito pouco acerca de alterações de comportamento e apesar de ter feito um curso sobre o comportamento animal, nunca li ou ouvi nada sobre um comportamento como o do Pufas (também estou a começar a prática clinica agora e portanto não sei a frequência que realmente aparecem nas clínicas), também podem existir outros cães com o mesmo problema mas os donos não se referirem a ele no veterinário.

Estive a procura em livro, artigos de revistas veterinárias e congressos a que fui e nada me fala sobre isso. Poderei dar a minha (humilde) opinião, mas durante esta semana perguntarei à profissionais mais por dentro do assunto e assim que souber alguma coisa tentarei esclarecer melhor, certo?

Na minha opinião, concordo com o veterinário do Pufas quando diz que este comportamento poderá ser despoletado pelo facto de ter sido impedido de mamar na mãe muito cedo, nessa altura o Pufas deve ter descoberto um travesseiro, cobertor ou qualquer material que desse para ele chuchar e descobriu que assim sentia-se mais calmo, o que provocou a repetição do comportamento, provavelmente sempre que não tem mais nada para fazer ou para adormecer (estarei certa?).

Do meu ponto de vista, não penso que isso provocará qualquer problema para o futuro (mas confirmarei) e se isso o torna mais calmo, não o privaria desse gostinho :P. Principalmente se ele é tão bem comportado como diz.

Mas por outro lado, se sentem-se embaraçados quando outras pessoas observam tal comportamento ou vocês próprios não gostam de observar ou ficam preocupados (ou então estão a ficar sem peluches), podem aos poucos ir tentando que o Pufas "se esqueça" de chuchar ou que compreenda que está errado.

  • Podem tentar retirar todos os peluches do seu alcance e da sua vista, pois ao retirar um objecto do alcance da visão do animal ele simplesmente esquece que este objecto existe, mas não esquecerá a sua necessidade de chuchar, o que poderá fazer com que ele direccione para almofadas, edredons, lençois, tapetes, cortinas, toalhas... que poderá ser ainda pior para os donos :P
  • Podem também tentar o "NÃO!" sempre que o virem a chuchar, retirando o peluche, tentando que o Pufas compreenda que é errado e não poderá fazer (não será muito dificil para um cão bem comportado). Embora este comportamento também o possa fazer compreender que "peluches é errado, irei portanto chuchar noutro lado".
  • Tentar juntar os dois anteriores, esconder os peluches e "NÃO!" sempre que o virem a chuchar em locais menos apropriados (para os donos).
Isso requererá boa dose de paciencia e tempo. Mas acredito que conseguirão se realmente quiserem.

Para acalmar o Pufas (em substituição do peluche) ou durante os treinamentos, poderão tentar uma substância chamada "confort zone" para cães. Este é produzido com uma substância que imita uma feromona segregada pela mãe enquanto amamenta os filhotes e os acalma.
Essa substância ajuda em imensos problemas comportamentais, tanto em cães como em gatos.
Para gatos chama-se "feliway".

Qualquer dúvida não hesite em contactar-me.
Boa sorte para o Pufas e donos.

2 comentários:

Sara Alves disse...

Olá Vet! :)
obrigada pelo esclarecimento :)
não me incomoda o facto dele chuchar no boneco, des que não lhe faça mal:)

Vou tentar fazer um post esta semana com uma filmagem que fiz quando ele era mais pequeno a chuchar e agora :)

posso colocar um link para este post?
bj e obrigada

VetPunctura disse...

De nada, sempre que precisar de ajuda!
Se não lhe incomoda o pufas chuchar a minha opinião é deixa-lo estar sossegado, principalmente se é um cãozinho tão obbediente.

Agradeço o teu link :) claro que o colocarei aqui

Beijinhos