quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A BIG NO NO!

Existem diversas substâncias que são inofensivas para nós (humanos) e para os nossos amiguinhos de quatro patas, são potencialmente letais!

Estas substâncias podem ser desde um dos nossos alimentos do dia a dia, como a uva ou o chocolate, aos nossos medicamentos mais simples e banais!

Ontem vi um cãozito que a razão da sua vinda era um ferimento por mordedura no sábado. As palavras de seu dono foi "mas ele estava com tantas dores na altura que lhe dei um Aulin!" (que é um anti-inflamatório não esteróide - nimesulida). Fomos a ver e o cão além de completamente abatido estava laranja! Fizemos análises e as enzimas hepáticas disparadas. Foi internado!

Mal tivemos tempo de fazer algo pelo cãozito, penso que nem 2hs depois ele já tinha falecido!
Foi feita a autópsia (esta parte já não vi, mas foi-me contado) e o seu fígado desfazia-se ao toque! E todos sabemos... não foi da mordida!

Hoje até nos arrepiamos quando o primeiro paciente do dia entra, um gato com coriza (gripe dos gatos) e a dona diz-nos "Achei-o um bocado quente e dei-lhe brufen... ontem e hoje!" GLUP! Um gato gordo (muito) que não comia per si já era perigoso devido à grande possibilidade de ocorrer lipidose hepática (doença do fígado gordo, quando os gatos muito gordos emagrecem de repente e o fígado não consegue metabolizar a gosdura toda e acumula... não conseguindo manter a sua função normal!)! Com um medicamento de humano que prejudica ainda mais o Fígado, entramos em estado de alerta!

Por isso senti a necessidade hoje de gritar para o Mundo que os animais não são iguais a nós! Têm metabolismos diferentes, e portanto:

"Dar medicamentos aos animais, por mais "peninha" que têm deles, sem a especificação ou autorização do vosso médico veterinário é um "BIG NO NO"!"

Sem comentários: