domingo, 4 de outubro de 2009

OBESIDADE - "Mas é só mais este bocadinho, coitadinho!"



Hoje em dia aparecer um cão ou gato obeso nas clínicas é muito comum devido, principalmente, à diminuição do exercício físico e à adesão da castração (não que esta seja negativa, muito pelo contrário, como já expliquei anteriormente, mas deve-se ter a noção que, depois de castrados o metabolismo dos nossos animais é bastante mais lento e, nos machos, o apetite aumenta e nas fêmeas diminui o exercício, portanto, a quantidade e o tipo de alimentação devem ser apropriadas). Em um estudo chegou-se à conclusão que cada 1 em 3 cães na Europa é obeso!

Já há algum tempo que pretendia fazer um post acerca da obesidade e hoje a Dra C. forneceu-me uma bibliografia de um curso que assistiu o que me motivou a escrever sobre o assunto.

Embora os donos queiram agradar aos seus animais, cometem erros que favorecem o desenvolvimento da obesidade. Geralmente os donos nem reparam no aumento de peso do seu animal, pois este aumento é lento e gradual.

Ter os nossos animais no peso ideal contribui, não só para a prevenção de inúmeras doenças, como também para o aumento da longevidade e o bem-estar destes.

Pois um animal com dores articulares, problemas cardíacos/respiratórios ou urinários não são animais tão felizes como nós gostaríamos que eles fossem! E isso tudo pode acontecer por uns petiscos/biscoitos ou guloseimas porque "coitadinho, ele está tão triste e a pedir!", temos de começar a pensar ao longo prazo! Será melhor ele feliz agora, por 10 minutos ou ter uma vida mais longa, melhor e mais feliz ao nosso lado, han?

Como ver se o nosso animal está com o peso ideal?
Existem tabelas em que o próprio dono consegue ter uma boa noção da condição corporal do seu animal, aqui vai um exemplo:

Costelas palpáveis mas não visíveis - peso ideal!
Costelas dificilmente palpáveis - excesso de peso!
Podem ver uma tabela com maiores detalhes e explicações aqui.

Causas de obesidade?

1. Patologias orgânicas - Diabetes mellitus, disfunção da tiróide ou supra-renais (raro), administração contínua de progestagéneos (prevenção ou interrupção dos cios).
2. Distúrbio comportamental grave - aumento considerável da necessidade da ingestão alimentar
3. Factores relacionados com os proprietários - Falta de exercício, "guloseimas"ou alimentação inadequada

Consequências da obesidade?
A obesidade é responsável pela infiltração da gordura nos órgãos e por um maior esforço mecânico do corpo (excesso de peso nas articulações). E por isso surge muitas vezes associada a diabetes mellitus, afecções cutâneas, intolerância ao esforço, doenças cardiovasculares (cardiomiopatias, hipertensão, etc) e respiratórias e, principalmente, problemas osteoarticulares dolorosos (artroses, ruptura dos ligamentos cruzados, hérnias discais, etc.).
Afecta igualmente o bem-estar psíquico dos animais (diminui os contactos sociais, o gato não consegue lavar-se em certas zonas, etc.) e, também muito importante, dificulta o trabalho do médico-veterinário (maiores riscos anestésicos e cirúrgicos, infecções pós-cirúrgicas e dificuldades nos métodos diagnósticos como a palpação, RX e Ecografias).

Que erros favorecem a obesidade?
Para o homem os alimentos podem ser utilizados como forma de interacção e expressão de afecto. Pode também ser uma forma de pedir desculpas ou de lidar com sensação de culpa (deixar o animal sozinho em casa). Para os nossos animais o alimento não tem o mesmo significado, provocando ansiedade e um desenvolvimento das alterações comportamentais (pedir alimentos).
Para alguns cães, a interacção social (elogios, carícias ou jogar a bola), podem ser tanto ou mais eficaz do que o alimento como recompensa

Uma dieta de emagrecimento é sempre uma tarefa difícil (principalmente para os donos :P). Por isso, vamos tentar prevenir ao invés de remediar!
Na fase do crescimento:
- Para uma correcta assimilação do auto-controle, o cachorro só deverá ser separado da mãe após os 2 meses de idade.
- Evitar reagir à solicitação dos alimentos e nunca utilizar este para tentar conquistar o cachorro.
-Só alimentar o cachorro no horário das alimentações (com rituais constantes: horários fixo, dosagem fixa e comedouro por um período pré-estabelecido e retirado após este tempo) ou como processo de aprendizagem.
- o animal deve estar sozinho enquanto come (o dono não deve observa-lo ou incomodá-lo)
- o dono deve resistir à tentação de incentivar o animal à comer, a não ser em caso de doença.
- Nunca alimentar o animal com as suas próprias refeições ou adicione nas refeições deste petiscos para o incentivar a comer.

Na idade adulta:
- A dose diária deve se adaptar de acordo com as necessidades energéticas (estas aumentam com a gestação e lactação e diminuem com o crescimento/envelhecimento, castração e sedentarismo)
- Nunca administrar biscoitos, guloseimas, nem sobras de refeições.
- O alimento utilizado como recompensa deve ser deduzido à dose diária.
- Assegurar a prática da actividade física


E muito importante: Todos os membros da família devem estar de acordo com a dieta alimentar do animal, pois não adiantar fazer dieta com um dos membros e outros terem "pena" do animal e adicionar as guloseimas e petiscos, que só irão prejudicar a longo prazo!


Nota: o metabolismo dos animais é completamente diferente ao do humano:

"Para um cão de raça pequena, um pedaço de queijo é equivalente à ingestão de um hambúrguer no homem!"



ACUPUNCTURA EM ANIMAIS OBESOS

Tal como nas pessoas, também se pode utilizar a acupunctura em casos mais complicados para reduzir a percentagem de massa gorda, aumentar o metabolismo e diminuir a fome. Mas como eu disse, é uma solução complementar ao que foi dito anteriormente (dieta e exercício) e nunca sozinha!
A obesidade na medicina Tradicional Chinesa é considerada como uma patologia de deficiência de Qi associada à viscosidade.
Como já tinha referido antes, a acupunctura não deve ser feita com protocolos fixos e sim de acordo com cada paciente feito na altura de acordo com o diagnóstico elaborado como um todo. Mas por curiosidade para os médicos veterinários e acupunctores, ficam aqui os pontos mais utilizados para "combater" a obesidade:

  • LI11, ST25, BL21 e ST37 - regulam o canal Yang-ming e ajudam a purgar o estômago e intestinos.
  • SP9, ST40, ST29 e CV17 - Transformar a viscosidade e eliminar a humidade
  • CV10, CV3, TH6 e Liv3 - Movimentar o Qi e transformar a viscosidade

Sem comentários: