sexta-feira, 19 de março de 2010

Objectivo da investigação da tese de Mestrado

Uma querida amiga minha perguntou-me:

"Explica só um pouco qual o objectivo destas sessões à Ema e qual o resultado final que esperas."

E achei por bem responder por aqui, não vá mais alguém estar pensando o mesmo ;)

Oi! :D estou fazendo a investigação para a minha tese de mestrado, que é sobre a Atopia Canina, a atopia é uma doença alérgica hereditária, os animaizinhos têm alergia a pólens, ácaros, cinzas... tudo o que anda no ambiente (excepto pulgas e comida). Os sintomas são: comichão, inflamação da pele, geralmente com feridas de tanto coçarem e muitas vezes infecções secundárias de pele.

Imagens da Ema:





O protocolo que estou utilizando é para tratar isso, e o objectivo para a minha tese é a diminuição da quantidade de medicamentos que eles estão a tomar para esta patologia, diminuição do prurido e da inflamação da pele.

Uma doença crónica na medicina tradicional Chinesa, pode levar entre 6 meses a 2 anos a curar! Portanto em 3 meses de investigação, sem utilização de fitoterapia (que é um complemento da acupunctura na medicina tradicional chinesa) espero ter pelo menos uma melhoria do quadro geral e conseguir baixar as doses dos medicamentos que eles estejam a tomar (córticos locais ou sistémicos, anti-histamínicos, quantidade de banhos que tenham de tomar), aumentar o intervalo entre as crises alérgicas (coisa que não vai ser fácil fazendo esta investigação em plena primavera!) e diminuir a comichão e vermelhidão da pele.

Para a minha investigação utilizamos critérios muito rigorosos para inclusão, os animais devem estar estáveis há 1 mês (para as alterações serem devidas à acupunctura), não devem ter começado medicamentos novos neste último mês, se fizeram imunoterapia tem de ter começado há mais de 1 ano, devem ter feito um plano de exclusão de alergias alimentares, sarnas, etc etc etc etc...

Vão ser apenas 12 semanas (24 sessões) porque não quero entregar a tese depois de Junho (sabes bem porque, certo?) :P

Aqui vai o atlas que eu fiz, que modéstia a parte, está lindinho :P


1 comentário:

Unknown disse...

Muito obrigada!!! Estou a torcer pela Ema e por ti!