domingo, 1 de março de 2009

Caso estranho

Não poderia deixar passar esta semana sem contar este caso que se passou há uns dias atrás.

Identificacão: porquinho da índia, 7 meses (adulto), macho

Sintomas: Não bebe água há uma semana e ultimamente faz uns esguinchos estranhos ao urinar

(Está é para ti PJF, consegues adivinhar? ;P )

Mas que estranho, o que poderá provocar um porquinho da índia a deixar de beber água???
Os esguinchos ao urinar poderia ser uma infecção urinária, cistite, cálculos... Mas tudo isso provocaria a ele beber mais água, e não o oposto! Caso estranho! Fomos consultar o livro... "Centro da sede danificado", "desidratação muito grave poderá causar adipsia", "patologia muito rara"

Entretanto fui brincar com o bebedouro do bichinho, qdo o coloquei de pé (pois n estava preso na jaula) este foi agarrado sofregamente! A dona diz "Mas faz uma semana que a água do bebedouro, não se altera!", ao quê a Dra. C. responde rapidamente "Traz cá o bebedouro"...

TCHARAN! Bebedouro não deitava a água! E nós a pensarmos nas coisas mais estranhas... Passamos um bom tempo a rir deste caso! :D

Ahh, e os esguinchos ao urinar era que a urina já estava de tal modo concentrada devida a falta de água que ardia ao bichinho (tadinho).

4 comentários:

Joana disse...

tem piada,embora para o bichinho nao deva ter piada nenhuma,mas como ás vezes são coisas tão simples que podem fazer um caso parecer tão estranho. é nisto que os donos dos animais são importantes para o diagnostico pois só eles e o meio envolvente podem guardar a peça do puzzle que falta, aquela informaçãozinha que não lembra a ninguém mas que resolve o caso todo!! :)

Sara Alves disse...

Olá!
comecei a ver o blog ontem e cativou-me de imediato.
Aborda-se aqui temas interessantes e importantes, tendo uma explicação técnica, mas com uma linguagem muito simples!
beijinhos e bom trabalho
Sara

VetPunctura disse...

Joana- é verdade, muitas vezes damos voltas à cabeça e é uma coisa muito simples e mesmo básica em que só faltava mesmo uma pecinha do puzzle... que geralmente é qualquer coisa que o dono esqueceu-se de nos contar ou simplesmente não pensava ser importante!
E é qdo pensamos... se ao menos eles falassem! :D

Sara- Olá! Seja bem vinda, esforço-me por satisfazer os doutores, donos dos bichinhos e curiosos desta área de veterinária :D
E fico muito contente por saber que meu esforço realmente produz algum resultado. Beijinhos e volte sempre :P

Anónimo disse...

Coitadinho do bicho, é como os piriquitos que morrem de fome porque os donos não se apercebem de que não está cheio de sementes mas sim de cascas. E nem me lembres os excessos alimentares e as malinas sementes de girassol!

Paula João